Não viu o Plug com a Eco Guaricana na RPC? 29-Dec-16

Acesse o link e confira a reportagem em passeio com pedal na Mata Atlântica

A jornalista Michelly Correa pedalou pela primeira vez em SJP

A exuberância da Serra da Guaricana, entre Guaratuba, no Litoral, até São José dos Pinhais, se estende por perto de bairros rurais são-joseenses como Ronco, Contenda e Malhada. A transição de Floresta de Araucária e Mata Atlântica foi tema de reportagem da RPC TV no sábado (19 de novembro), durante exibição do Programa Plug. Além da visita da jornalista Michelly Correa na Colônia Murici, ao restaurante do espanhol José Fernandez, e ao museu polonês Casa da Cultura Polonesa padre Karol Dworaczek, ciceroneada pela coordenadora Cecília Szenkowicz Holtman, a apresentadora pedalou por 12 km de trilha com o também jornalista Marcos Rosa Filho. Acesse o link para o vídeo ao final da página!

No trajeto, chamado de Pé da Serra da Guaricana, eles partiram da Chácara Nó de Pinho passando por outras chácaras e casas antigas da região, com direito a registro de muitas flores e aves, incluindo a famosa Araponga.

“Estas localidades são formadas por centenas e centenas de hectares de mata nativa que, de certa forma, ainda estão preservadas, em uma vasta biodiversidade que resultou na criação do Parque Nacional do Guaricana, unidade de conservação do Instituto Chico Mendes (ICMBio) que deve abrir para o público daqui a dois, três ou cinco anos”, comenta o jornalista Marcos Rosa Filho, que acrescenta sobre a importância da bacia hidrográfica, que abriga duas usinas hidrelétricas da Copel, em funcionamento, a da Chaminé (anos 30), e a da Guaricana (anos 50).

Parte da área rural de São José, como na Estrada da Guaricana, é responsabilidade do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), por meio da Área de Proteção da APA de Guaratuba. O Parque Nacional Federal também estará sob os cuidados do IBAMA.


Venha se conectar com a Natureza
Os visitantes, sempre em datas agendadas e com exclusividade na utilização de diferentes campo base, podem curtir as trilhas internas nas chácaras e participar de caminhadas, trekking, pedaladas, rapel, banhos em cachoeiras, entre outras opções.

O atendimento a grupos inclui a utilização de infraestrutura antes, durante ou depois dos passeios, por meio de refeições com café da manhã, almoço, café da tarde ou jantar e, após a aventura, está incluso o chuveiro. Os eventos contam com guias capacitados na condução das atividades. Desde outubro de 2013, mais de mil pessoas estiveram na companhia da Eco Guaricana, incluindo crianças de grupos de escoteiros e profissionais da área ambiental, como biólogos e oceanógrafos.

Informações no Facebook Eco Guaricana, site www.ecoguaricana.com.br, e-mail luci.ane@ecoguaricana.com.br e nos telefones 3058-4192 e 9918-5447.

Copie o link da reportagem com a Eco Guaricana no site da RPC
http://gshow.globo.com/RPC/Plug/videos/t/edicoes/v/turistando-em-sao-jose-dos-pinhais-parte-1/5459946/

PautaSJP.com