Médica relata seis mortes por H1N1 em São José dos Pinhais

Blog Single
Palestra na Câmara Municipal foi a primeira vez que um funcionário da Prefeitura confirmou óbitos causados pela doença

A médica da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Pinhais, Maria de Cássia Espinola, esteve na tarde de ontem (03), na Câmara Municipal, para dar explicações sobre a Influenza A (H1N1). Cássia comentou que houve seis óbitos na cidade por causa da doença e outros cinco estão sob investigação. Até este dia, nenhum representante da Prefeitura havia confirmado qualquer morte pela doença.

A informação reforça a matéria exclusiva do PautaSJP.com, publicada em 14 de agosto, que apurou cinco mortes pela Gripe A entre os dias 01 e 12 de agosto, descritas em certidões de óbito em um grande cartório da cidade. Desde o crescimento da contaminação mês passado, a Secretaria Municipal de Saúde nunca emitiu qualquer informação oficial sobre o assunto. O órgão divulgou na época, que as informações eram repassadas para a Secretaria de Estado da Saúde, e caberia à secretaria estadual a responsabilidade pelos dados.


Palestra
A palestrante ainda falou do trabalho desenvolvido pela Vigilância Epidemiológica na prevenção e assistência realizada no município desde maio deste ano. Inicialmente, segundo Maria de Cássia, foram feitas capacitações, englobando desde os profissionais até os responsáveis pela limpeza nas Unidades de Saúde Básica, de Urgências e no PSF, além dos Hospitais Municipais São José e Átilio Talamini. Os hospitais e clinicas particulares receberam o mesmo tratamento.

Foram dadas orientações para professores, diretores e gestores das Escolas Municipais, Estaduais, CEMEIS e Estabelecimentos de Ensino Particulares, da esfera Infantil, Fundamental e Médio. Apae, abrigo municipal e casas institucionais também foram contempladas.

Com relação aos dados referentes aos casos dessa gripe no município, Maria de Cássia revelou que existem 605 pacientes em monitoramento e 847 casos já encerrados. Os casos confirmados por laboratório somam 39.

[PautaSJP.com e informações da Assessoria de Imprensa da Câmara]

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: