Educação no Trânsito

Blog Single
* Por Jaiderson Rivarola

Dia desses estava voltando de carro para casa e pensando na Semana Nacional de Trânsito que todos os anos acontece entre os dias 18 a 25 de setembro, quando um carro passou em alta velocidade por mim e ainda assim pude ler o adesivo na traseira com a famosa advertência: “190 km/h é crime”.

Infelizmente somos assim: ao mesmo tempo em que lamentamos as mortes no trânsito, a violência nas ruas, avançamos o sinal vermelho (durante o dia), tiramos uma “fina” do ciclista e quando estamos a pé sequer olhamos para o lado ou prestamos atenção na faixa de pedestres e no semáforo. Ora, o motorista que freie ou terá que pagar indenização dizem alguns. E se estou de moto eu quero é ganhar tempo, tempo é dinheiro e os carros que me dêem espaço para eu passar.
Essa verdadeira guerra é diária e embora tenhamos as informações nos noticiários, nos jornais impressos, na internet, nas escolas, com uma gama de fontes jamais vista, a violência continua.

Um amigo disse que temos uma indústria da multa, mas graças a ela a situação não é pior. Vai dizer que você nunca viu um cidadão com a família toda no carro avançar o sinal vermelho? Ou mesmo um carro fazendo zig-zag com o motorista visivelmente embriagado?

E a violência continua e aumenta a ponto de haver uma campanha permanente de educação no trânsito que deve ser premiada, se já não o foi. A RPC (Rede Paranaense de Televisão), com o tema “Trânsito. Respeito ou Morte. Você Escolhe o Caminho”, tem veiculado matérias, camisetas, vídeos e depoimentos que buscam nos conscientizar.

Vamos colocar adesivos sim, mas principalmente vestir a camisa e definitivamente escolhermos o caminho certo.
Fica aqui um pedido, quem sabe apenas mais um de um cidadão que não quer ver notícias de mortes no trânsito, mesmo de você, leitor, pois existe grande probabilidade de sermos vítimas da imprudência de outrem ou de nós mesmos.

* Jaiderson Rivarola é presidente do CONSEG – São José dos Pinhais
Ex-Presidente da JARI (Junta de Recursos de Trânsito) do Departamento de Trânsito de São José dos Pinhais

Compartilhe esta notícia no Facebook: