Famec comemora 10 anos

Blog Single
Entre os cursos de destaque a formação em Direito

Neste domingo, 04 de outubro, a Faculdade Metropolitana de Curitiba completa 10 anos de atuação em São José dos Pinhais
Instalada em uma área de 33.000 m2, no bairro Afonso Pena, a Famec conta com um corpo docente que, além de mestres e doutores, também atuam no mercado para trazer para a sala de aula a realidade do dia a dia profissional. Em 2008, além da formatura da primeira turma de Direito, o curso foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com conceito máximo. Outro presente foi o resultado do primeiro exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que surpreendeu a todos. 47% dos alunos foram aprovados na primeira fase e, na segunda, a instituição obteve 100% de aprovação, posicionando-se no segundo melhor índice da região sul do país.

Em 2009, a excelência do curso de Direito foi novamente destaque. Em agosto, mês em que se comemorou o Dia do Advogado, a Famec recebeu um grande presente. A notícia de que a Bacharel Zenilda Soares, formada na primeira turma da instituição, em 2008, foi a única de Curitiba e região a receber nota máxima (10) na 2ª fase do primeiro exame da OAB de 2009. Somente outros dois candidatos, um de Pato Branco e outro de Ponta Grossa, conseguiram a mesma pontuação.

Outro destaque é o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI). Prestes a formar sua primeira turma, os novos profissionais desenvolveram projetos inovadores, 100% voltados para a internet e criados para facilitar o dia a dia das pessoas. Paulo Henrique Cayres, coordenador do curso, explica que a grande sacada foi entender que as pessoas sentem, cada vez mais, a necessidade de terem a informação ao seu alcance e com a menor burocracia possível. “A maioria das empresas está caminhando para a internet por questões de agilidade de acesso e, pensando nisso, os acadêmicos do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) desenvolveram diversos projetos, inexistentes hoje no mercado, e com grande potencial de proporcionar aos usuários informações de forma rápida e transparente”.

Entre os trabalhos, está o software de controle de processos online para escritórios de advocacia, desenvolvido pelo acadêmico Luciano Nicanor de Arruda. O estudante comenta que escolheu trabalhar esta ideia a partir de uma conversa com seu orientador e, durante as pesquisas, observou que este é um novo nicho de mercado ainda pouco explorado. “A maioria desses softwares é local não permitindo acesso fora do computador em que o programa está instalado. No meu projeto, batizado de Infol@uer, a principal vantagem, tanto para o advogado quanto para o cliente, é que o sistema avisa através de mensagem SMS e e-mail sobre a data da audiência, além do advogado poder acessar, através da web, qualquer informação arquivada no sistema e o cliente, através de uma senha, pode consultar o andamento do processo”, comenta o futuro bacharel que, após concluir a graduação, pretende ingressar em um mestrado na área de informática.

Além de investir constantemente em tecnologia e bibliografias atualizadas para garantir a qualidade do ensino prestado, a Famec também é destaque na área social. Em três anos, o Núcleo de Praticas Jurídicas (NPJ) já realizou mais de 10 mil atendimentos gratuitos, além de possibilitar aos acadêmicos do curso viverem, na prática, algumas questões relacionadas ao dia a dia da profissão. “Aqui, os alunos têm acesso a quase todas as áreas do direito. Esta é uma das únicas maneiras dos acadêmicos aprenderem, de fato, o que é advogar, pois o universo de ações é muito maior que em um escritório”, comenta Dr. Joran Pinto Ribeiro, coordenador do núcleo e representante da Secretaria de Justiça do Estado do Paraná.

Outra relevante atuação na área social é o projeto Hora do Conto, Cor e Encanto. Realizado há quatro anos, o projeto, que tem o apoio da Renault do Brasil, é uma contação de histórias que surgiu com o objetivo de estimular a leitura e oferecer às crianças do ensino fundamental uma oportunidade de recreação fora do ambiente escolar. Desde a sua criação, em setembro de 2005, mais de seis mil crianças de 128 escolas públicas e particulares já participaram do projeto e, no primeiro semestre desse ano, 350 crianças já foram atendidas. “O conto facilita o contato/acesso da criança ao conteúdo e o mundo à sua volta de uma forma lúdica e agradável. Com este projeto, as crianças ganham um alicerce sólido, com base na leitura, na qual será estruturada a educação. Com isso, a sociedade ganha alunos mais preparados e conscientes”, comenta Cristina Gonçalves, da área de Responsabilidade Social da montadora.

O incentivo a liberdade de expressão, a crítica construtiva e o respeito a todas as manifestações humanas: credos, etnias, origens e ideologias também sempre esteve presente na Famec. Por isso, além do conteúdo acadêmico, a faculdade incentiva projetos desenvolvidos extraclasse que proporcionem aos alunos cultura, musicalidade, arte e entretenimento. Exemplo disso é o Festival da Canção que, este ano, estreou sua 5ª edição com o apoio da rádio 91 Rock e apresentação da banda Relespública. “Festivais como esse são uma ótima oportunidade de trazer a comunidade para dentro da Famec, além de promover um encontro com a cultura”, ressalta Jurandir Lira, aluno do 5º período de administração e presidente do DCE da Famec.

E para os próximos 10 anos, a Famec promete ainda mais. Almeri Paulo Finger, Diretor Geral da faculdade comenta que a instituição continua comprometida para que o tempo dedicado à Famec, quer estudando, quer trabalhando, esteja valendo à pena. “Nós temos orgulho de termos construído uma comunidade em que todos se sentem bem. Isso levou anos para ser conquistado e deve continuar. Queremos estar com aproximadamente quatro mil alunos matriculados na instituição além de implantarmos, nos próximos cinco anos, pelos menos dez cursos novos, especialmente na área de tecnologia”, finaliza.

Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Integrada
Andressa Ferrarini (41) 3035-5669 / (41) 9612-9554 / (41) 8814-2546
jornalismo1@savannah.com.br

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: