Prefeitura de SJP faz convênio com Polícia Federal 06-Oct-09

Guardas Municipais recebem porte de arma


Guardas Municipais recebem porte de arma

A Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais firmou parceria com a Superintendência Regional de Polícia Federal no Paraná com o objetivo de conceder porte de arma funcional aos guardas municipais do município.

Firmaram o convênio, na tarde de segunda-feira (5), no Salão de Atos do Paço Municipal, o prefeito Ivan Rodrigues, o superintendente interino da Polícia Federal no Paraná, delegado Rosalvo Ferreira Franco e o secretário municipal de Segurança, Marcelo Jugend.

O prefeito fez a entrega simbólica de um porte de arma para o guarda municipal Luiz Roberto de Lima. Já o superintendente Rosalvo Ferreira Franco entregou o porte de arma para a guarda municipal Selma da Silva Santos.

“Temos certeza que daqui para a frente, com a regularização dos portes de arma funcional, nossos guardas municipais terão segurança para realizar o seu trabalho”, afirmou o prefeito Ivan Rodrigues. “Hoje estamos fazendo uma correção, pois não podíamos permitir que nossos guardas municipais continuassem agindo desta forma. Esta é a nossa linha de governo: tudo tem que ser feito conforme está estipulado na lei”, afirmou Ivan.

O prefeito informou ainda que sua administração está empenhada em viabilizar o mais rápido possível os projetos junto ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, que vai permitir maiores recursos para a área da Segurança no município.

“Estamos agilizando os convênios com o Pronasci, pois nosso objetivo é atuar visando a diminuição dos índices de criminalidade na nossa cidade”, disse Ivan. “E os reflexos desta atitude já está aparecendo, pois estamos licitando a compra de novas viaturas para a Guarda Municipal, além da troca dos uniformes e contratação de 45 novos agentes”, afirmou o prefeito.

O superintendente Rosalvo Ferreira Franco, por sua vez, disse que São José dos Pinhais é o quarto município do Paraná a firmar este convênio com a Polícia Federal. “Anteriormente, os municípios de Curitiba, Foz do Iguaçu e Araucária fizeram esta parceria. Só tenho que elogiar o prefeito que se preocupa em dar legalidade para as ações de sua Guarda Municipal”, ressaltou Franco.

O secretário de Segurança, Marcelo Jugend, destacou a situação em que encontrou a Guarda Municipal quando assumiu a Secretaria Municipal de Segurança, no início deste ano. “Quando assumimos, encontramos a Guarda Municipal desmotivada e com 35% a menos do previsto para seu efetivo”, disse. “Não havia preocupação com a formação dos agentes e o porte de arma estava por ser legalizado. Hoje estamos tornando público esse nosso intenso trabalho de resgate da Guarda Municipal de São José dos Pinhais”, afirmou Jugend.

Compareceram à cerimônia, entre outras autoridades, os vereadores Ailton Alves de Oliveira (Fenemê) e Onildo Francisco dos Santos; os secretários municipais Leone Leal (Governo e Agricultura); Marlo Ferrari (Planejamento) e Luiz Carlos Rocha (Procuradoria Geral do Município).

Assessoria de Imprensa São José dos Pinhais