Campus do IFPR será no Guabirotuba

Blog Single
Diretoria do Instituto Federal do Paraná recebeu decreto do prefeito Beto Richa na última terça (06)

Na noite desta terça-feira (6), o prefeito Beto Richa e o reitor Alipio Leal, assinaram decreto que cede a área onde era localizada a Assoma - Associação dos Meninos de Curitiba-, no bairro do Guabirotuba, para o Instituto Federal do Paraná (IFPR), em regime de comodato pelo prazo de 20 anos. O terreno com 18.600 metros quadrados e as instalações existentes serão usados pela instituição para a implantação do campus de Curitiba, que atende prioritariamente cursos de educação profissional de nível médio, além dos de graduação e pós graduação.

Beto Richa ressaltou a importância do repasse da área, principalmente por estar localizada junto ao Parque Tecnológico de Curitiba. "O novo polo tecnológico de Curitiba irá gerar nos próximos anos 20 mil empregos. A implantação do instituto dentro deste contexto possibilitará a integração empresa/escola de forma dinâmica e bastante próxima".

Para o reitor do IFPR, Alípio Leal, o novo espaço irá permitir a ampliação dos cursos, inclusive com recursos físicos apropriados como laboratórios e estúdios voltados às necessidades da instituição. A meta é chegar a cinco mil alunos no novo campus até 2012. "A Prefeitura de Curitiba se mostra neste ato uma grande parceira no desenvolvimento do ensino na cidade, principalmente na área técnica e profissionalizante, uma necessidade premente em nosso país", afirma o reitor.

Ainda este ano deve ser realizada no local a reforma das instalações existentes para a transferência dos cursos que atualmente estão na região do Jardim das Américas. Uma licitação será aberta para a construção do primeiro bloco no início de 2010. A previsão é construir seis blocos. O novo campus receberá o nome de "Complexo Tecnológico José Richa".

Participaram também da solenidade o secretário municipal de administração José Richa Filho, os vereadores Omar Sabbag Filho e Serginho do Posto, a ex-vice-governadora Emilia Belinati, o diretor geral do campus do IFPR Luis Gonzaga Alves de Araújo e o pró-reitor do IFPR Paulo Yamamoto.


IFPR
Criado a partir da lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), terá até 2010 oito campi nas cidades de Curitiba, Paranaguá, Umuarama, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba, Jacarezinho e Foz do Iguaçu. Das oito unidades quatro já estão em funcionamento (Curitiba, Paranaguá, Foz do Iguaçu e Londrina).

O diferencial dos Institutos Federais é o desenho curricular, cuja proposta político-pedagógica possibilita a oferta de todos os níveis de ensino, desde educação básica, principalmente em cursos de ensino médio integrado à educação profissional, até ensino técnico geral. Farão parte do Instituto também cursos superiores de tecnologia; licenciatura e bacharelado e programas de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), além da formação continuada de trabalhadores.


Renata Sguissardi Rosa
Assessoria de Comunicação IFPR
41 3595-7614
41 8421-0878

Compartilhe esta notícia no Facebook: