Candidato a presidente do PT Nacional, José Cardozo, debate o futuro do partido com sãojoseenses

Blog Single
Pela primeira vez na história de São José dos Pinhais um candidato à presidência nacional visita a cidade

Um encontro histórico que reuniu militantes do Partido dos Trabalhadores (PT), na sede do Diretório Municipal de São José dos Pinhais, na tarde do último sábado (31), contou com a presença do deputado federal e secretário geral do PT Nacional, José Eduardo Cardozo, candidato à presidência do PT Nacional e também com o candidato à presidência do PT Estadual, Márcio Pessatti.

Os candidatos realizaram um debate com os militantes e com a imprensa. Ouviram propostas, sugestões e debateram seus objetivos, linhas de pensamento e plataformas para os próximos anos de mandato, caso sejam eleitos. Em um debate de alto nível, os candidatos afirmaram o compromisso com o município de São José dos Pinhais, e também com o PT Municipal. “O PT é formado por gente que debate idéias”, disse José Eduardo Cardozo. Ele afirmou ainda que como presidente do PT Nacional, quer encerrar o processo de esvaziamento do Partido. “O militante não é objeto, é o elemento diferencial”.

Eleito por três anos consecutivos (de 2005 a 2008) um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), foi também um dos melhores parlamentares do Congresso Nacional pelo site Congresso em Foco. Em 2005, José Eduardo Cardozo foi escolhido o melhor parlamentar de São Paulo e o segundo melhor do Brasil. Em 2006 foi apontado como o terceiro melhor parlamentar na Câmara dos Deputados e atualmente ele integra de forma ativa a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) e a Comissão de Relações Exteriores.

Em relação ao PT Estadual, o candidato Marcio Pessatti também assumiu o compromisso de trabalhar integralmente para o partido, com a proposta de que o PT seja expandido em todo território paranaense. “O PT Estadual precisa de mais afinidade e diálogo com os militantes. Eles são os elementos fundamentais do Partido. Vamos trabalhar para o fortalecimento do PT em todo o Paraná, principalmente no interior e em municípios em que o PT ainda não tem representação. Já em São José dos Pinhais, por sua grande importância em nosso estado, nos comprometemos a estar em constante diálogo para fortalecermos ainda mais o PT na cidade e na Região Metropolitana”, comentou.

Márcio Pessatti já exerceu as funções de secretário-geral, secretário dos Movimentos Sociais e de vice-presidente estadual do PT – foi inclusive presidente em exercício, no ano 2000. Na última década, coordenou diversas campanhas eleitorais e processos de elaboração de programas de governo de candidatos petistas em eleições municipais e estaduais.
Ligado à área cultural, atuou como ator e diretor de peças de teatro. Atualmente, ministra oficinas de teatro popular em cidades do interior. Iniciou sua militância na Pastoral Operária, em Curitiba, junto com militantes históricos do partido.

O encontro contou ainda com as presenças do deputado estadual Elton Welter, deputado federal Florisvaldo Fier (Dr. Rosinha). "De todos os candidatos, Márcio Pessatti é quem melhor conhece o Estado do Paraná e o próprio partido", aponta Dr. Rosinha. "Márcio é o único capaz de tirar o PT da situação de baixa representatividade social em que se encontra hoje, até porque se dedicará em tempo integral à tarefa de presidir o PT."

Em São José dos Pinhais, o atual presidente do PT Municipal e candidato a reeleição Edenilso da Silva (Zico), da Chapa “Organizar e Avançar”, também assumiu seu compromisso com a militância petista. “Meu compromisso é com os valores humanos e a democracia interna de modo que a força de todos os companheiros seja o elemento crescentemente presente na nossa luta diária. Faremos um trabalho que dignifique sempre o nome e a sigla pela qual lutamos politicamente”. Comentou Zico.

A eleição acontece simultaneamente em todo o Brasil dia (22/11), onde os diretórios estaduais e municipais também estarão elegendo a presidência da sigla.

Divulgação Jocinei Borges

Compartilhe esta notícia no Facebook: