A beleza começa na boca 20-Nov-09

Dentista comenta estética nos tratamentos


Dentista comenta estética nos tratamentos

Antes um tratamento pragmático, que atingia em sua maioria jovens e adolescentes, a ortodontia é um campo da odontologia que viu seu mercado crescer nas últimas duas décadas com a busca das pessoas pela beleza. Atualmente, os adultos procuram as clínicas ortodônticas não apenas para corrigir a má-posição dentária ou o posicionamento inadequado das bases ósseas, mas também para fins estéticos, com o objetivo de construir um sorriso mais bonito e harmonizar os traços da face.

Para a ortodontista Renata Feres, da Feres Ortodontia, este fenômeno é conseqüência da preocupação com a aparência somada à modernização dos tratamentos, que são mais confortáveis e práticos. “A face é uma região que sofre diversas mudanças com a idade, a partir dos 40 anos a sustentação das bochechas e lábios se altera. Além disso, pode haver modificação na posição dos dentes. Estes procedimentos são menos invasivos e, esteticamente, mais bonitos para o paciente”, explica.

A Odontologia Estética teve um aumento significativo no Brasil nos anos 90, resultado da alta demanda por tratamentos que aliem a saúde bucal com a melhoria da aparência. A estética do sorriso vem ganhando espaço nos consultórios e impulsionou a realização de estudos para definir novos parâmetros de tratamentos. Segundo Renata, técnicas recentes designaram esta abordagem como um “lift” ortodôntico. “O tratamento visa expandir as arcadas aumentando a exposição dos dentes e o suporte dos lábios e bochechas. No final, o paciente apresenta um sorriso mais cheio, contorno das bochechas mais suave, redução dos espaços negros e dentes bem alinhados. Isso denota um aspecto de jovialidade e equilíbrio facial”, diz. A harmonia das linhas do rosto destaca as características físicas e se aproxima da beleza ideal da pessoa.

Apesar dos benefícios, algumas pessoas ainda resistem ao tratamento baseadas na idéia de utilizar os tradicionais aparelhos fixos em tom prateado. Os braquetes cerâmicos (chamados estéticos) acabaram por suprir essa demanda, são mais discretos, permitindo que os adultos evitem o sorriso metálico.

O sorriso compõe a personalidade da pessoa, por isso diversos recursos são aplicados para corrigir e adequá-lo ao contorno facial. Outros procedimentos complementam o tratamento ortodôntico e, cada vez mais, o ramo da estética atua integrado com diferentes áreas da odontologia como, por exemplo, a periodontia (cuidados com a gengiva) e a odontologia cosmética. Mais informações (41) 3233-5159. www.feresortodontia.com.br

Informações para a imprensa:
Básica Assessoria de Imprensa
Contatos: (41) 3019-9092 / 3023-7385
Jornalista responsável: Adriana Mugnaini – adriana@basicacomunicacoes.com.br
www.basicacomunicacoes.com.br