Prefeitura de Pinhais inaugura novo Centro de Atenção Psicossocial

Blog Single
Unidade está localizada na Vila Maria Antonieta e atende pessoas com problemas decorrentes do alcool e drogas

“Um governo focado nas pessoas”, assim que definiu o prefeito Luizão Goulart em relação à administração municipal de Pinhais durante a solenidade de inauguração do novo Centro de Atendimento Psicossocial – CAPS. A unidade localizada no bairro Maria Antonieta foi inaugurada na última sexta-feira (27) e a partir de agora estará à disposição para atender pessoas portadoras de transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas, como álcool e drogas.

Além do prefeito Luizão, participaram da solenidade a vice prefeita Marli Paulino, os vereadores Professor Demétrio, Ivone, Dr Phillipp, Marinho, Zé Francisco e Silvio Star e secretários municipais.

A secretária de Saúde Vilma Serra enfatizou a importância da inauguração deste centro para fortalecer a rede de saúde mental. “O objetivo é oferecer atendimento exclusivo a esta parcela da população. Realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social, por meio do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários”, comentou.

O atendimento na unidade será realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por, psiquiatra, clínico geral, enfermeiro, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, técnicos de enfermagem, oficineiros e assistente administrativo. Serão oferecidas as modalidades de tratamento Intensivo (cinco dias por semana), Semi-intensivo (três dias por semana) e Não intensivo (três vezes ao mês).

A previsão é que a novo Centro atenda 190 usuários por mês, sendo 40 em regime de tratamento intensivo, 60 no semi intensivo e 90 no não intensivo.

Durante a solenidade o prefeito Luizão Goulart destacou a atenção que o governo municipal está dando para a saúde já neste primeiro ano de gestão. “Hoje temos a saúde como uma de nossas principais prioridades. Estamos criando vários dispositivos de atendimento para fortalecer nossa rede básica de saúde e, em breve, teremos um hospital novo à disposição da comunidade. Além disso, estamos contratando mais médicos para levar o atendimento de qualidade para os bairros de Pinhais”, destacou.


Forma de atendimento
A previsão é que a novo Centro atenda 190 usuários por mês, sendo 40 em regime de tratamento intensivo, 60 no semi intensivo e 90 no não intensivo. “A metodologia de trabalho é diferente. Serão desenvolvidas diversas atividades para recuperar os pacientes, e evitar o isolamento e internamento deles”, comentou, Isoli Poulmann, coordenadora do CAPSad.O atendimento na unidade será realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por, psiquiatra, clínico geral, enfermeiro, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, técnicos de enfermagem, oficineiros e assistente administrativo.
Qualquer pessoa do município que tiver problemas com dependência e precisar de atendimento, pode procurar a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa ou ir diretamente ao CAPSad que ficará na rua Antonio Andrade, n° 153, Vila Maria Antonieta.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Pinhais

Compartilhe esta notícia no Facebook: