Dia 06 de dezembro acontece a 3ª edição da Mostra Caixola

Blog Single
Projeções audiofotográficas reúnem trabalhos de fotógrafos, designers, video makers e demais profissionais e amadores que produzem imagens

A organização da Mostra Caixola divulgou a lista dos participantes da 3ª edição do evento. Neste projeto cultural, os fotógrafos, designers, video makers e demais profissionais e amadores que produzem imagens devem usar projeções estáticas e sons, criando uma narrativa audiofotográfica. Os melhores trabalhos serão exibidos na mostra e concorrem a prêmios em equipamentos e dinheiro. A projeção e premiação será dia 06 de dezembro, em Curitiba, na Cinemateca, Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174, às 19h.

Ao contrário dos filmes, em que imagens estáticas são exibidas rapidamente para dar ideia de movimento na cena, o objetivo da mostra é que os espectadores possam justamente apreciar cada um dos fotogramas projetados. De acordo com o coordenador da Mostra Caixola, André Zielonka, “uma fotografia congela um momento. Existem coisas que só a fotografia revela, detalhes que no vídeo passam despercebidos”.

Quem quiser conhecer um pouco mais desse formato pode acessar o site da Mostra Caixola (www.mostracaixola.com.br), para conferir os trabalhos das edições anteriores. Outra opção é visitar a página do projeto Magnum in Motion (http://inmotion.magnumphotos.com), que cria essas narrativas usando sons e imagens, inclusive de fotógrafos consagrados como Henri Cartier-Bresson, um dos fundadores da agência Magnum.


Reconhecimento nacional
O projeto Mostra Caixola chamou a atenção do Ministério da Cultura, que contemplou a iniciativa com o Prêmio Pontos de Mídia Livre. Foram mais de 400 projetos de todo o Brasil inscritos no edital. O objetivo era premiar iniciativas de comunicação participativa que promovem interatividade com o público. Neste ano, o evento conta com a parceria da UniCultura – Universidade Livre da Cultura, uma ONG dedicada à pesquisa, produção e promoção cultural.


Projetos e selecionados 2009
Cem_sem, de Fábio H. Alves
Ciclelux, de Bruno Lorenzett Mocelin
Espaços, de Guadalupe F. Presas
Febre, de Maycon L. Amoroso
Guaranis, de Patrícia Soransso
Letargia, de Gustavo Ribeiro da Silva
O Manto da Rainha Cobra, de Leco de Souza
Passagem, de Luis Fernando Frandoloso
Preto-e-branco, de Renato Larini de Medeiros
Salomé, de Josiane Orvatich


Serviço:
3ª Mostra Caixola – narrativas audiofotográficas
Informações: www.mostracaixola.com.br
(41) 3023-2008

[PautaS JP.com]

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: