Começa hoje exposição 2.234

Blog Single
Mostra reúne 125 artistas visuais de vários estados e países

Será aberta no dia 10 de dezembro a exposição 2.234, mostra coletiva internacional, no Casarão, Largo de Santo Antonio Além do Carmo, s/n, a partir das 17h. A mostra, com o tema Paz, reunirá 125 artistas visuais de vários estados e países.

Foram convidados artistas de trajetórias e estilos diferentes, que se unem com o intuito de alertar e mobilizar a sociedade, a refletir e repensar um mundo mais humano e ativo, com atitudes que selem um compromisso maior no combate a o mal que assola o planeta: a violência.

O título da exposição, 2.234, é o número de mortes ocorridas em Salvador e Região Metropolitana de Salvador (RMS), apontado na estatística do ano de 2008.

“O tema é atual e pertinente. Atende aos nossos propósitos, que nascem com a idéia de incentivar e valorizar a produção cultural baiana, onde pretendemos dinamizar e impulsionar as artes visuais com um olhar diferenciado”, ressalta Luciana Rique, presidente da holding LGR.

A idéia da Exposição 2.234 surgiu de uma conversa entre o artista plástico e curador da exposição, Leonel Mattos, e o também artista plástico Gustavo Moreno, idealizador, sobre dar continuidade, em Salvador, da exposição Ex Pistols (ex-pistolas), um movimento a favor da Paz no mundo, realizada em Trieste, na Itália, em novembro de 2008.

Os artistas baianos Gustavo Moreno e Roney George, que participaram da mostra italiana, receberam, à época, uma réplica de um revólver de material plástico como ponto de partida para a transformação desse objeto que traduz a violência, por outro que expressasse a paz.

Trazendo a experiência italiana para a Bahia, foram convidados 65 artistas baianos que receberam a cópia de um revólver moldado em gesso, para que fossem criados trabalhos tridimensionais com o mesmo objetivo.
Artistas de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, e dos Estados Unidos, França e Argentina, entre outros, assim como as 50 obras produzidas pelos artistas da Itália, participarão virtualmente, através de fotos projetadas em telão.

A concepção do projeto dá ênfase às artes visuais e reúne obras de artistas já consolidados e de novos talentos. “Queremos mostrar, em exposições coletivas e individuais, a diversidade de técnicas e de linguagens, seguindo a linha da arte contemporânea e de suas múltiplas formas de expressão para que possibilite o surgimento do novo e, com isso, ampliar o nosso raio de ações”, informa Leonel Mattos com sua vasta experiência em arte.

O Instituto ÍRIS, projeto social mantido pela holding LGR que assiste 35 crianças em uma escola no Boqueirão, Bairro de Santo Antonio, participará da mostra com pinturas em lenços brancos, relacionadas ao tema.
Uma manifestação performática está programada para acontecer no Largo de Santo Antonio, quando artistas, convidados e transeuntes, todos portando lenços brancos, darão um abraço no Largo.

No dia da abertura da exposição será facultativo aos convidados a contribuição de 1 kg de alimento não perecível, que será doado para a instituição de caridade Irmã Dulce.

Após a temporada em Salvador, com a parceria do Iguatemi Salvador, a mostra seguirá em itinerância por 6 capitais brasileiras, em shoppings centers que fazem parte do grupo Aliansce.

A exposição tem a coordenação dos artistas Gustavo Moreno e Leonel Mattos.


ARTISTAS CONVIDADOS
América Latina
Brasil: Ivald Granato (SP), Katia Velo (PR), Nani Matarazzo(SP), René Machado(RJ), Ricardo Gomes (BSB), Vanderley Zalochi (SP)
Bahia: Adauto Costa, Alice Ramos, Álvaro Sampaio, Almandrade, Ana Castro, Anderson Santos, André Moreno, Ângela Cunha, Antonio Leal, Antonio Salvino, Aruane Garzedin, Bel Borba, Beth Souza, Bruno Ribeiro, Café, Carga Noronha, Carlínio França, César Romero, Chico Liberato, Chico Macedo, Davi Caramelo, David Glat, Denise Pitágoras, Eckenberger, Ediane do Monte, Edison da Luz, Fabrício Branco, Fernando Coelho, Florival Oliveira, Gil Mário, Gley Melo, Guache Marques, Gustavo Moreno, Jaime Figura, Jorge Amaro, Juarez Paraíso, Júlio Costa, Juraci Dórea, Justino Marinho, Leonel Mattos, Lígia Aguiar, Luiz Folgueira, Marcelo Juventino, Márcia Magno, Marcio Lima, Marcio Santana, Marcos Buarque, Mimi Fonseca, Paulo Rufino, Ramiro Bernabó, Rebouças, René Rama, Roney George, Sandra Valentim, Sante Scaldaferri, Sérgio Rabinovitz, Tadeu Augusto, Tatti Moreno, Telma Ferraz, Terciliano Júnior, Vauluizo Bezerra, William A, Zau Pimentel, Zélia Nascimento.


Argentina: Edson Mourafranco
Estados Unidos: Fernando Carpaneda,
Europa: Sins (Suíça), Stéphane Herbert (França), Monamoon (Londres)
Participantes Artelier Mécano, idealizadores de Ex Pistols emTrieste/Itália (58 artistas):
Claudio Farina, Christina Kruml, Elisa Vladilo, Gina e Gione Score, Barbara Loden, Cesare Picotti e Rosella Pisciotta, Valentina Azzopardo, Coletivo de artistas, Mino Centro, Stefano Stiglich, Giulio Polita, Ivan Bormann, Isabella Bullo, Sergio Pancaldi, Ariella Santoro, Francesca Tija, Luigi Merola, Giorgio Mastrolia, Christiana Viola, Rui Coelho, Aljosa Puric, Sebastian Degli Innocenti, Davide Dionísio, Paola Castellan, Fábio Bressan, Max Jurcev, Lilia de Mattia, Cesare Grazioli, Francesca Germani, Paul Pacho, Davide Del Degan, Barbara Romani, Madalena Dalla Libera e Pepi, Nina & Verti Rules, Diefo Iaconfcic, Chiara Franceschini, Christian Fermo, Samantha Fermo, Alice Rubino, Federica Marchesich, Matilde Zacchigna, Fabrizzio Arpesella, Francesco Lukarich, Stefano Graziani, Elena Greco, Sergio Medeot, Giovani Damiani, Eleonora, Roney George e Gustavo Moreno, Luca Zaro.


SERVIÇO:
Exposição 2.234, mostra coletiva internacional
Abertura: 10 de dezembro de 2009, a partir das 17h
Local: Casarão, Largo do Santo Antônio Além do Carmo, s/n Bairro Santo Antonio, Salvador – Bahia
Período: A exposição permanecerá aberta para visitação até 10 de janeiro de 2010
Horário: terça-feira a domingo, das 10h às 19h.
Entrada Franca
Acesse: http://artistasdabahia.arteblog.com.br/

Compartilhe esta notícia no Facebook: