Carnaval de Bonecos muda para Carnaval de São José dos Pinhais


Evento está confirmado para 06 de fevereiro, mas sem os bonecos como destaque principal

Blog Single
Evento está confirmado para 06 de fevereiro, mas sem os bonecos como destaque principal

Após onze anos, o Carnaval de Bonecos de São José dos Pinhais mudará o nome para Carnaval de São José dos Pinhais. A apresentação dos bonecos deixa de ser o principal produto cultural da cidade e se torna parte de uma mostra multicultural. A informação é da Secretaria Municipal de Cultura, e o desfile em novo conceito acontece dia 06 de fevereiro, no mesmo local, em frente da Praça do Verbo Divino.

São José dos Pinhais não tinha carnaval de rua, até que o programa O Boneco e a Sociedade, idealizado por Tadica Veiga e Joelson Cruz, ganhasse as ruas em tom carnavalesco. Existiam apenas eventos em clubes, como o antigo Esperança (atual Aliança). Algumas idéias, como a presença de trios elétricos na Rua Visconde do Rio Branco, no centro, fracassaram.

Em poucos anos, o desfile se tornou o grande destaque cultural do município com participação de carnavalescos de cidades próximas. A iniciativa ganhou uma sessão prévia para as crianças, que prestigiavam o evento fantasiadas. A festa passou a contar com arquibancadas e dezenas de blocos organizados pela Prefeitura e por pequenos grupos familiares. A confecção e desempenho dos bonecos gigantes era parte do trabalho dos alunos da Escola Livre de Teatro.

Com a nova gestão municipal, a secretária de Cultura, Elisete Farias, optou por manter as ações voltadas aos bonequeiros, mas em menor escala. Ontem (11), o PautaSJP.com procurou a secretária para uma entrevista sobre a novidade, mas até o momento de produção da matéria não houve retorno.

[PautaSJP.com]

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: