Carnaval de Bonecos muda para Carnaval de São José dos Pinhais

Blog Single
Evento está confirmado para 06 de fevereiro, mas sem os bonecos como destaque principal

Após onze anos, o Carnaval de Bonecos de São José dos Pinhais mudará o nome para Carnaval de São José dos Pinhais. A apresentação dos bonecos deixa de ser o principal produto cultural da cidade e se torna parte de uma mostra multicultural. A informação é da Secretaria Municipal de Cultura, e o desfile em novo conceito acontece dia 06 de fevereiro, no mesmo local, em frente da Praça do Verbo Divino.

São José dos Pinhais não tinha carnaval de rua, até que o programa O Boneco e a Sociedade, idealizado por Tadica Veiga e Joelson Cruz, ganhasse as ruas em tom carnavalesco. Existiam apenas eventos em clubes, como o antigo Esperança (atual Aliança). Algumas idéias, como a presença de trios elétricos na Rua Visconde do Rio Branco, no centro, fracassaram.

Em poucos anos, o desfile se tornou o grande destaque cultural do município com participação de carnavalescos de cidades próximas. A iniciativa ganhou uma sessão prévia para as crianças, que prestigiavam o evento fantasiadas. A festa passou a contar com arquibancadas e dezenas de blocos organizados pela Prefeitura e por pequenos grupos familiares. A confecção e desempenho dos bonecos gigantes era parte do trabalho dos alunos da Escola Livre de Teatro.

Com a nova gestão municipal, a secretária de Cultura, Elisete Farias, optou por manter as ações voltadas aos bonequeiros, mas em menor escala. Ontem (11), o PautaSJP.com procurou a secretária para uma entrevista sobre a novidade, mas até o momento de produção da matéria não houve retorno.

[PautaSJP.com]

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: