Melhor infraestrutura, ética na política e integração da classe foram temas da posse da diretoria da OAB-PR

Blog Single
Mais de mil pessoas assistiram ontem (20) a nomeação dos presidentes das 47 subseções do Estado

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraná (OAB-PR) realizou ontem (20), às 20h, no Teatro Guaíra, em Curitiba, a posse da nova diretoria para a gestão 2010-2012. Na ocasião, também houve a nomeação dos novos 64 conselheiros e presidentes das 47 subseções do Estado, como Dirceu Précoma, da Subseção São José dos Pinhais. José Glomb, que comandará a OAB/PR, o ex-presidente da entidade, Alberto Machado, e o presidente da OAB Nacional, Cezar Britto, destacaram a necessidade de melhoria da infraestrutura judicial e do poder público, incluindo mais ética política, e o crescimento da integração entre a classe advocatícia.

O evento foi prestigiado por mais de mil pessoas, entre advogados inscritos na Ordem, membros do Judiciário em todas as instâncias, empresários e políticos.

Segundo o ex-presidente, Alberto Machado, nos últimos anos a OAB/PR cumpriu seu papel de instituição representante da Justiça em um cenário que necessita de muitas melhorias administrativas. “A nova metodologia empregada foi o envolvimento dos advogados em ações práticas para evitar a crítica simples e passiva aos problemas da Justiça, com grande atenção ao mercado que gera os futuros profissionais”, disse Alberto Machado.

Para José Glomb, as necessidades da Justiça se refletem no dia-a-dia da sociedade. “Nesta semana assistimos um grande retrocesso na área de segurança, em que o governo do Estado retoma o antigo e desativado presídio do Ahú, local indicado para receber uma nova estrutura judiciária, onde houve a instalação de detentos do presídio de Piraquara”, comentou Glomb. “O julgamento demorado e tardio deve ser combatido com a garantia ampla de defesa. Se o Judiciário tem que dar o exemplo de maior dedicação, os serviços devem estar adequados às necessidades de trabalho”, acrescentou o presidente.

O presidente da OAB Nacional, Cezar Britto, falou sobre as barreiras impostas pelos governos que são transpostas pela sociedade. “Na política vemos aprovações de projetos que prejudicam as comunidades, o que vai contra a Constituição, uma das melhores do mundo, que podemos chamar de constituição cidadã”, disse Britto, que destacou ainda a diminuição de cursos de graduação. “A OAB vem cancelando cursos de Direito pelo Brasil, em maior número, do que aprovando novas graduações, no combate a baixa qualidade”, enfatizou Cezar Britto.


Falta de segurança na RMC
A Subseção São José dos Pinhais representa mais quatro cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), sendo Tijucas do Sul, Agudos do Sul, Mandirituba e Fazenda Rio Grande. Uma das reivindicações dos advogados é a instalação de equipamentos de segurança no Fórum de São José. Em 2009, houve um tentativa de resgate de um preso que esteve no local para responder processo criminal. Um comparsa foi morto por policiais militares após tentativa frustrada.

De acordo com o novo vice-presidente da OAB Paraná, César Moreno, a falta de segurança para os advogados é uma realidade em várias cidades da região. “Estaremos em contato com o Tribunal de Justiça e Secretaria de Estado de Segurança para que haja maior eficiência técnica nos deslocamentos dos presos”, falou César Moreno.


Posse são-joseense
A posse da nova diretoria da OAB/PR-SJP acontece hoje (22) na Câmara Municipal, às 20h.

Nova diretora 2010-2012
Presidente Dirceu Précoma
Vice-presidente Carlos Muhlstedt
Secretária geral Patricia Gueiros
Secretária adjunta Gisele Bastos
Tesoureiro Airton Padilha
Diretor suplente João Kinal
Diretor suplente Douglas Lopes da Silva
Diretora adjunta Edilaine da Silva

[PautaSJP.com]

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: