Prefeito Ivan Rodrigues trata sobre novo espaço cênico

Blog Single
Proposta de cooperação foi apresentada ao Sesi Paraná

O prefeito Ivan Rodrigues recebeu na quarta-feira (10), no Paço Municipal, a visita do diretor-superintendente do Sesi Paraná, José Antônio Fares. Na pauta do encontro, constaram a apresentação e avaliação de projetos de cooperação entre o município e o Sesi Paraná.

Entre os projetos do Sesi para São José dos Pinhais está a implantação do Teatro do Sesi, nas dependências do Centro de Vivência Cultural João Senegaglia. As instalações do Centro Senegaglia, que se encontram na Rua XV de Novembro, esquina com a avenida Rui Barbosa – no coração da cidade – devem passar por uma ampla restauração.

O objetivo é resgatar as características históricas do local e possibilitar o funcionamento não só do teatro – com capacidade para cerca de 100 pessoas –, como também de um museu, uma praça de alimentação e área administrativa.

“Com a restauração do Centro Cultural Senegaglia e a instalação de um teatro do Sesi em suas dependências, estaremos resgatando e propiciando a convivência dos sãojoseenses na região central do nosso município”, disse Ivan. Na oportunidade, Ivan apresentou a Fares o projeto de restauração do Centro Senegaglia elaborado pelos arquitetos da Secretaria Municipal de Urbanismo.

Outra proposta do Sesi, que depende da definição do local para ser concretizada, é o da implantação de uma unidade do projeto Indústria do Conhecimento no município. Trata-se de um centro multimídia, contendo biblioteca, DVDteca, CDteca, gibiteca e Internet, onde os usuários terão a oportunidade de acesso à informação e à apropriação do conhecimento.

“A Indústria do Conhecimento se configura como um local que disponibiliza à população o acesso a CDs, DVDs, gibis, livros acadêmicos e de literatura em geral - de infantil a adulto -, além das obras de domínio público disponíveis na internet”, explicou Fares.

De acordo com a proposta do Sesi, os centros multimídia são estruturados de forma a atender lacunas na promoção do acesso à informação e ao conhecimento, estimulando práticas de leitura e pesquisa. São mais de 2000 títulos à disposição dos usuários.

Seus ambientes são projetados de forma a facilitar a acessibilidade física, com boas condições para leitura e estudo, bem como acesso a tecnologias e horários adequados para os usuários.

Para Fares, a Indústria do Conhecimento é um exemplo prático e claro do papel do Sesi quanto à educação. "O projeto proporciona conhecimento para colaboradores das indústrias e seus familiares, assim como para toda a comunidade de uma maneira moderna, inovadora e prática", disse.

Compareceram ao encontro de Ivan com Fares o vice-prefeito Jairo Melo, os secretários municipais Paulo Chiesa (Urbanismo), Elisete Farias (Cultura), Miguel Gawloski (Chefia de Gabinete), a diretora Daniele Ferraz, a gerente de Negócios e Relacionamento com Sindicatos do Sesi Paraná, Maria Aparecida Lopes, e o coordenador regional da Fiep em São José dos Pinhais, Jair Euclides Capristo.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de São José dos Pinhais

Compartilhe esta notícia no Facebook: