Teatro de rua em SJP

Blog Single
De 20 a 27 de março acontecerão cursos, palestras e espetáculos no clima do Festival de Curitiba

Aproveitando o clima do maior Festival da América Latina, realizado em Curitiba durante este mês, o núcleo teatral da Secretaria Municipal de Cultura, comandado por Fernando Klug, está trazendo atividades relacionadas às artes cênicas para que a população tenha um contato maior com o teatro. “É preciso estimular não só a produção teatral na cidade, mas também a circulação de bons espetáculos que tragam, tanto para os nossos alunos como também para a população em geral, mais cultura e diversão”, afirma a secretária de Cultura do município Elisete Farias.

Para Fernando Klug, o gancho do Festival de Curitiba é o momento ideal para que os espetáculos aconteçam na cidade. “Precisamos aproveitar a proximidade com Curitiba e trazer o que há de melhor para a cidade”. Outro objetivo desta programação teatral é trazer o teatro para o dia a dia da população, que tem a oportunidade de fazer aulas gratuitamente na Escola de Linguagens Culturais. “A idéia é incentivar as pessoas a freqüentarem o teatro e conhecerem nossa escola, que está aberta a quem faz e a quem quer fazer arte”, afirma a diretora da Escola Rosélis Simbalista.

A iniciativa da Secretaria de Cultura trará espetáculos de rua como o premiado A Fábula do Vento Sul – 5 indicações e 2 prêmios Gralha Azul (o maior prêmio do teatro paranaense), o importante grupo de Arte da Comédia, dirigido pelo italiano Roberto Innocente, a palestra sobre a História do Teatro OcidentaI com Ivanise Garcia, jurada do Troféu Gralha Azul e professora da Faculdade de Artes do Paraná e do Sindicato dos Artistas, além de um bate-papo com Flávio de Souza, ator, diretor e dramaturgo com mais de 35 livros publicados. Flávio de Sousa tornou-se conhecido do público por ser o criador e roteirista da série infantil premiada Castelo Rá-Tim-Bum, roteirista e redator final dos programa TV Xuxa e Sai de Baixo.

“As peças que forem apresentadas na Escola de Linguagens Culturais serão acompanhadas de conversa com o elenco. O ensaio aberto e as palestras com o Flávio de Sousa e a Ivanise Garciasão aulas dirigidas à formação de nossos alunos. Nesse caso, quem quiser participar deve vir à Escola e inscrever-se, pois deve lotar”, ressalta Klug. A Escola de Linguagens Culturais fica na rua Joaquim Nabuco, 3136, próxima à Igreja Matriz. Telefones 3381-5918, 3381-5910 e 3381-5914.


Confira a programação:
Sábado, dia 20/03 – A Fábula do Vento do Sul. Direção de Humberto Gomes. Público infanto-juvenil. Duração: 60 min. Horários: 11h – Calçadão da XV, em frente à Igreja Matriz e 14h30 – Escola de Linguagens Culturais, 2º andar.
Segunda-feira, dia 22/03 – As Espertezas de Arlequim. Comédia Dell’Arte. Concepção: Roberto Innocente. Público infanto-juvenil. Duração: 50 min. Horário: 10h30 – Calçadão da XV, em frente à Igreja Matriz.

Terça-feira, dia 23/03 – Ensaio aberto do espetáculo O Primeiro Milagre do Menino Jesus. Texto de Dario Fo. Direção de Nautílio Portela. Público juvenil/adulto. Duração: 40 minutos. Horário: 19h30 – Escola de Linguagens Culturais, 1º andar. Após o término do ensaio, haverá um bate-papo com o grupo. Os interessados devem se inscrever na secretaria da Escola.

Quarta-feira, dia 24/03 – Amor por Anexins. Texto de Arthur Azevedo. Direção de Júlio Cristiano. Público infanto-juvenil e adulto. Duração: 40 minutos. Horários: 14h30 – Escola de Linguagens Culturais, 2º andar e 17h30 – Calçadão da rua XV em frente à Igreja Matriz.

Quinta-feira, dia 25/03 – Bate-papo com o escritor, roteirista, diretor e ator Flávio de Sousa. Duração: 2 horas. Horário: 19h – Escola de Linguagens Culturais, 1º andar. Os interessados devem se inscrever na secretaria da Escola.

Sexta-feira, dia 26/03 – Ensaio aberto do espetáculo O Primeiro Milagre do Menino Jesus. Texto de Dario Fo. Direção de Nautílio Portela. Público juvenil/adulto. Duração: 40 minutos. Horário: 15h30 – Escola de Linguagens Culturais, 1º andar. Após o término do ensaio, haverá um bate-papo com o grupo. Os interessados devem se inscrever na secretaria da Escola.

Sábado, dia 27/03 – Aula-palestra com Ivanise Garcia sobre a História do Teatro Ocidental. Duração: 2h30min. Horário: 15h – Escola de Linguagens Culturais, 1º andar. Os interessados devem se inscrever na secretaria da Escola.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de São José dos Pinhais

Compartilhe esta notícia no Facebook: