Comitiva alemã esteve no Paço Municipal de SJP 19-Mar-10

Alunos e filhos de agricultores conheceram programas agrícolas do município


Alunos e filhos de agricultores conheceram programas agrícolas do município

Uma comitiva de estudantes e filhos de agricultores alemães, ligados à Igreja Luterana da Baviera, esteve nesta quinta-feira (18/03) conhecendo os programas da Prefeitura de apoio à agricultura de São José dos Pinhais, voltados principalmente ao pequeno e médio produtor rural.

No município, o grupo de nove pessoas teve contato em especial com as iniciativas ligadas à agricultura orgânica e à agricultura familiar, que puderam ser conferidas de perto em visitas realizadas à propriedade rural de Alexandra Leschnhak e à Fazenda Strapasson.

O coordenador do grupo, o engenheiro agrônomo Peter Schlee, disse que a escolha de São José dos Pinhais foi pessoal, por conta dos contatos mantidos com a pastora da Igreja Luterana, Rosângela Stange. “Estamos impressionados com tantos programas voltados ao pequeno produtor. E vimos coisas novas, como o programa em que as famílias trocam lixo reciclável por alimento orgânico. E nos impressionou a quantidade de programas que acompanham e fazem com que o agricultor tenha acompanhamento para mantê-lo na terra”, comentou.

De acordo com Schlee, a visão que o grupo teve de São José dos Pinhais é totalmente diferente da que eles têm constantemente pela televisão na Alemanha. “Quando falam da agricultura no Brasil, sempre está ligado ao desmatamento da Amazônia ou da Mata Atlântica e à monocultura, como a soja. Não imaginávamos que houvesse tanto trabalho voltado à agricultura familiar, como a presenciada aqui”, afirmou.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de São José dos Pinhais