Novas secretarias agilizam atendimento à população de SJP 26-Mar-10

Reforma inclui mudanças de nomes entre os secretários


Reforma inclui mudanças de nomes entre os secretários

A Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais está com nova estrutura administrativa. Foram criadas, através da lei 1.500, de 23 de março, as secretarias municipais de Comunicação Social, do Trabalho e Emprego e a de Recursos Materiais e Licitações. Elas funcionavam, até a publicação da portaria, como departamentos de outras secretarias.

Segundo o prefeito Ivan Rodrigues, essas mudanças foram necessárias dentro da proposta de dar maior agilidade às ações da Prefeitura, com uma resposta mais rápida às demandas do município. “Com a criação destas pastas queremos o trabalho firme de cada secretário e suas equipes, dando aquilo que a comunidade mais espera da administração pública: uma resposta mais ágil às reivindicações e ações públicas”, ressaltou. Além disso, a criação de algumas destas pastas facilitará ainda mais a canalização de recursos estaduais e federais e assinaturas de convênios, visando o bem-estar da comunidade são-joseense.

Essas mudanças também são frutos da necessidade de um planejamento mínimo para que as ações da Prefeitura sigam em frente. “Desde que assumimos, nossas ações são adotadas após um estudo ordenado, trabalhado arduamente para que possamos ter uma resposta efetiva às necessidades da comunidade. Esta é a razão de ser deste governo”, afirmou o prefeito. E foi justamente dentro deste planejamento que foi observada a necessidade de se desmembrar algumas pastas, criando o novo cenário administrativo do governo municipal.

Junto com a criação das novas secretarias, houve a necessidade de remanejar alguns secretários, atendendo as necessidades da Prefeitura. Na Secretaria de Comunicação Social assume o cargo Paulo Gomes Junior, que respondia pela Secretaria Municipal de Governo. No seu lugar tomou posse o ex-chefe de Gabinete, Miguel Amilton Gawloski, que além das atribuições da Secretaria de Governo, também fará as atribuições relacionadas ao gabinete do prefeito; o cargo de Chefe de gabinete foi extinto.

A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego fica sob a responsabilidade do ex-diretor do Trabalho, José Adilson Stuzata. Esta pasta foi desmembrada da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo. Da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos nasceu a Secretaria Municipal de Recursos Materiais e Licitações que terá à frente o secretário Carlos Figueiredo, que respondia pela Administração. No seu lugar assumiu o ex-secretário de Planejamento, Marlo Ferrari. E o novo secretário de Planejamento é José Antônio Guazelli de Jesus, que é funcionário do Estado cedido a esta municipalidade.

A reforma inclui, também a troca de comando na Secretaria Municipal de Educação. Luis Marcos Liepienski deixou a administração municipal, assumindo em seu lugar Tânia Maria Galvão Perez Centeno, que atuava como diretora na Secretaria Municipal de Cultura. Também houve a mudança de nomenclatura de duas secretarias municipais: a de Administração, que passou a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, e a de Promoção Social que mudou para Secretaria Municipal de Assistência Social.

“Ao contrário do que se imagina, essas alterações não vão representar nenhum impacto financeiro e orçamentário novo ao município. Estamos nos valendo dos recursos devidos e programados para cada uma das pastas, das quais surgiram as novas secretarias. Além disso, estamos trabalhando com o mesmo quadro de funcionários dispostos. E a mudança mais significativa foi a extinção do cargo de chefe de gabinete, sendo as atribuições mantidas na Secretaria de Governo. Debatemos isso com os vereadores e assumimos esse compromisso de não gerar mais despesas”, assegurou Ivan Rodrigues.

“O planejamento destas ações serão perpetuadas com os bons resultados que estamos buscando com as nossas ações. Nada é feito sem pensar. Temos demonstrado isso e procuramos, além de bem atender a comunidade, elevar o grau de satisfação dos nossos servidores, que são muito respeitados por nós e são peças-chave neste trabalho”, destacou o prefeito.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de São José dos Pinhais