Gripe A: terceira etapa tem vacinação no sábado (10)

Blog Single
Favorecidos serão adultos de 20 a 29 anos de idade, gestantes, crianças de seis meses a dois anos e doentes crônicos

A Secretaria Municipal de Saúde realiza, no próximo sábado, nova ação da campanha de vacinação contra a gripe A H1N1, dessa vez para pessoas de 20 a 29 anos. A imunização acontece das 8 às 17 horas em 12 locais. Estarão abertos o Centro Social Urbano; as unidades de saúde Paulino Siqueira Cortes (Centro); Padre Pedro Fuss (Jardim Veneza); Dep. Ernesto Moro Redeschi (Trevisan); São Marcos; Altivir Stocco (Borda do Campo); Nestor Cruz Santos (Afonso Pena); Dr. Nivaldo Ênio Moura e Costa (Riacho Doce); Ulysses de Brito (Guatupê); Marcilio Biancheti (Ipê) e Santos Dumont IV (Xingu). “A abertura dos locais de vacinação no sábado é realizada pela Prefeitura para atender especialmente pessoas que trabalham e não podem se deslocar às unidades no horário comercial”, destaca a diretora do departamento de Assistência Médica Ambulatorial e Odontológica, Elaine de Castro Neves.

A vacinação de pessoas de 20 a 29 anos corresponde à terceira etapa da vacinação contra a gripe A, e ocorre simultaneamente à segunda etapa, que abrange crianças de seis meses a dois anos, gestantes e doentes crônicos (exceto idosos). As duas etapas se encerram no dia 23 de abril.


Datas
A Secretaria Municipal de Saúde solicita que a população compareça às unidades de saúde portando documento de identidade e respeitando a faixa etária estipulada pelo calendário de vacinação. “Essas faixas etárias, estabelecidas como prioritárias pelo Ministério da Saúde, foram as mais atingidas pela gripe A no ano passado. A partir desse sistema de vacinação, diminuem as chances de contágio e de existência de casos mais graves da doença”, explica a chefe da divisão de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Caron Fernandes.

Calendário de vacinação
2ª Etapa – 22/03 a 23/04: grávidas em qualquer período de gestação, crianças de 6 meses até 2 anos e grupo de pessoas com doenças crônicas (com exceção de idosos, que serão vacinados posteriormente)
3ª Etapa – 05/04 a 23/04: adultos de 20 a 29 anos
4ª Etapa– 24/04 a 07/05: idosos com morbidades, coincidindo com a Campanha de Vacinação contra a Influenza Sazonal
5ª Etapa – 10/05 a 21/05: adultos de 30 a 39 anos

Assessoria de Imprensa Prefeitura de São José dos Pinhais

Compartilhe esta notícia no Facebook: