Candidatos expõem propostas de melhorias ao servidor 29-Apr-10

As cinco chapas que concorrem à eleição para diretoria da AFPM têm em comum a gestão compartilhada com os funcionários


As cinco chapas que concorrem à eleição para diretoria da AFPM têm em comum a gestão compartilhada com os funcionários

A eleição para o grupo, de 15 pessoas, que irá gerir a Associação dos Funcionários Públicos Municipais (AFPM) de São José dos Pinhais durante os próximos dois anos promete ser acirrada. Afinal, diferente de anos anteriores, são cinco chapas na disputa, o que aumenta as opções de voto e as propostas de ações.

De acordo com o atual presidente da entidade, Luiz Keppen, é preciso continuar investindo em uma maior participação do servidor e um melhor acesso ao Poder Público, hoje distante e fechado ao diálogo. “A AFPM precisa seguir em frente”, reforça Keppen, destacando como principais ações de suas duas gestões (2006-2010) a busca pelos direitos do servidor, a aquisição de um carro e um ônibus, além de uma área que servirá de Sede Litorânea à Associação.

Conheça, a seguir, a definição de cada chapa, suas principais propostas e o posicionamento dos candidatos a presidente da instituição.


Chapa 01 – Rumo ao Crescimento
O grupo é encabeçado por Sidnei Peres Leal, 43 anos, agente administrativo lotado na Secretaria de Administração. No serviço público há 17 anos, Sidnei diz que seu principal objetivo nesta disputa é a valorização e o crescimento real do servidor. “Como as propostas foram elaboradas com a participação dos servidores, acreditamos que todas são importantes, por isso, separamos o projeto nos níveis de desenvolvimento da Educação dos associados e seus filhos, na melhoria das condições dos planos de Saúde, na ampliação de programações de Lazer, no controle financeiro sustentável, no atendimento social aos aposentados e nos investimentos em patrimônio e imóveis”, revela Sidnei. “As gestões anteriores mostraram e realizaram tudo o que puderam. Vamos ampliar estas ações e rever o que não deu certo.”


Chapa 02 – AFPM Sempre em Frente
O candidato a presidente desta chapa é o agente administrativo André Soares Pereira, 35 anos, lotado na Secretaria de Educação e na Prefeitura há 17 anos. “Pretendemos avançar mais na área Social e Esportiva”, lembra André, destacando as principais propostas de seu grupo: Plano de Saúde para o Servidor; criação da AFPM on-line; reforma da Sede Campestre; construção da Sede Litorânea; cartilha com os Convênios; Festa do Servidor; Escolinha de Futebol para os filhos dos associados. “Elaboramos ações em conjunto com o servidor, pois é ele nosso principal objetivo.”


Chapa 03 – AFPM Independente: Associação para Todos
Odevair Mathias, 39 anos, técnico em Saneamento há 13 anos, lotado na Secretaria de Saúde, é o presidente candidato desta chapa, que tem como meta compartilhar a gestão com o servidor. “Queremos que o associado possa utilizar a AFPM para seu lazer sempre que sinta vontade, com instalações adequadas. A Sede Central estará sempre aberta para atendê-lo, com funcionários e colaboradores capacitados para o atendimento ao público. Tudo isso com a máxima transparência possível”, diz Mathias. “Queremos estar sempre perto do servidor para ouvi-lo, fazê-lo participar e mudar o que não está dando certo. Buscamos uma associação distante de interesses políticos, voltada para uma melhor qualidade de vida do servidor e para isso é preciso resgatar a confiança dele pelos serviços ofertados.”


Chapa 04 – Todos Juntos, Uma só Direção
Há 23 anos no serviço público, o presidente desta chapa é o agente administrativo Valdevino da Silva, 43 anos, lotado na Secretaria de Planejamento. “Os desafios patrimoniais, fiscais e administrativos serão enfrentados com comprometimento, dinamismo e transparência”, diz. “Nosso papel é cuidar do bem-estar social do servidor. É a ele que temos que representar, e não a grupos políticos”, ressalta. “O servidor precisa participar mais e para isso é preciso abrir novos canais de Comunicação com a AFPM, como o portal na internet, emails à diretoria, debates e cursos. Uma maior aproximação do Executivo com ações voltadas ao servidor é também essencial. A arrecadação da AFM é grande, portanto, há muitas possibilidades de avanço.”


Chapa 05 – Renovação: Pela União e Trabalho *
Carlos Ribeiro dos Santos, mais conhecido como Carlinhos da Faxina, é técnico em Edificações na Secretaria de Urbanismo. De seus 49 anos, 17 são dispensados ao funcionalismo público. “Os últimos presidentes da AFPM estavam ligados e comprometidos com a administração municipal. Queremos construir uma representatividade forte e respeitada pelo servidor, para – junto com nosso sindicato – sermos os porta-vozes do funcionalismo público municipal”, destaca Carlinhos. “Buscamos uma administração participativa e com planejamento”, diz. Dentre as principais propostas desta chapa estão: melhoria no atendimento e na assistência social e jurídica ao servidor; plano de Saúde para todos; Clube do Servidor, com destaque para o Esporte, festas e eventos para toda família; maior valorização do idoso e da mulher; ampliação da rede de convênios e a construção de um camping na sede litorânea.

* Até o momento de publicação da reportagem não houve o envio da foto de Carlos Ribeiro dos Santos, da Chapa 05 – Renovação: Pela União e Trabalho.

[PautaSJP.com - jornalista Mauren Lucrecia]