Prefeitura de SJP municipaliza atendimento laboratorial de hospitais

Blog Single
O Laboratório Municipal de São José dos Pinhais, a partir desta semana, está atendendo os hospitais municipais São José e Atílio Talamini, a Unidade Pré-Hospitalar Rui Barbosa e a Unidade de Saúde 24h do Afonso Pena. O atendimento ao público continua acontecendo no mesmo horário.

A mudança deu-se em virtude de o Laboratório Municipal estar operando, atualmente, com uma estrutura capaz de atender a demanda da rede pública. “Temos uma instalação valiosa de equipamentos no Laboratório. Precisamos explorar isso. A cidade possui instalação, máquinas, equipe capacitada e estrutura para absorver essa demanda. Mas isso não significa que a parceria com os laboratórios terceirizados irá terminar. Para alguns exames específicos ainda contaremos com o apoio dessas empresas, que sempre nos auxiliaram”, explica o secretário municipal de Saúde, Armando Raggio.

Para que essa absorção de demanda ocorresse, alterações foram necessárias no Laboratório, principalmente no que diz respeito à quantidade de funcionários e horário de trabalho. Foram contratados dez novos funcionários e, desde segunda-feira, o Laboratório vem funcionando todos os dias da semana, 24 horas, incluindo feriados. “Temos estrutura, material, equipamento de ponta, que muitos laboratórios particulares não têm, então, nada mais justo que absorver esse serviço. O investimento da Prefeitura no Laboratório também resultou nessa ação. Só para se ter uma ideia, logo que assumi o Laboratório, o tempo de espera para agendamento de um exame era de três meses. Hoje, conseguimos marcar um exame de um dia para o outro”, ressalta Fernanda Kroetz, farmacêutica e bioquímica e coordenadora do Laboratório.


Estrutura
O Laboratório Municipal conta com cinco salas de coleta, uma delas com uma maca e outra adaptada para cadeirantes. Por dia, o Laboratório realiza cerca de 2 mil exames. Desde novembro do ano passado, o Laboratório conta com uma máquina para realização de exames bioquímicos, como colesterol, triglicerídeos, creatinina e outros, que é considerada top de linha, a Architect C8000, que realiza cerca de 1.200 testes/hora. Com o investimento nos equipamentos e com a descentralização na coleta e na divulgação de resultados, o Laboratório conseguiu extinguir a demora tanto no agendamento quanto na entrega dos exames.

“Além disso, a Prefeitura também agilizou o processo de compra para o Laboratório. Agora, dificilmente ficamos sem reagente, por exemplo, coisa que, antigamente, demorava cerca de três a quatro meses para conseguirmos comprar. Dessa maneira, podemos dar à população uma qualidade melhor no atendimento”, garante Fernanda.

A descentralização também foi outro fator que colaborou para a agilidade no atendimento à população. Hoje, 13 unidades de saúde realizam a coleta, e até o final de junho, mais duas estarão efetuando esse tipo de serviço. A ideia é que todos os postos realizem a coleta.


Serviço
O Laboratório Municipal fica na rua Visconde do Rio Branco, 2820. O telefone é 3282 8030. A coleta é realizada de segunda a sexta, das 07h às 09h. O agendamento e a entrega de resultados funciona das 10h às 17h. O horário estendido é somente para a realização de trabalhos internos.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de São José dos Pinhais

Compartilhe esta notícia no Facebook: