Governo transfere administração do Parque do Iguaçu a SJP 02-Jun-10

Entre as responsabilidades, implantação de acessórios e equipamentos públicos, vigilância, guarda, administração, preservação e manutenção da área

O prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues, o secretário do Meio Ambiente, Joge Augusto Callado Afonso, e o governador Orlando Pessuti [Foto Julio Covello-AENotícias]

O governador Orlando Pessuti assinou ontem (1°), na reunião da Escola de Governo, termo de cessão de uso ao município de São José dos Pinhais de parte da área do Parque Metropolitano do Iguaçu, no trecho compreendido entre a Avenida das Torres, a Marechal Floriano Peixoto o Rio Iguaçu e o Canal Extravasor.

A partir do termo, o município se encarrega de realizar a implantação de acessórios e equipamentos públicos no local, bem como a vigilância, guarda, administração, preservação e manutenção da área. O parque estadual estava sob a gerência da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu).

A parte da área cedida do Parque Metropolitano do Iguaçu denomina-se Parque São José dos Pinhais e conta, atualmente, com nove churrasqueiras, um campo de futebol, quatro canchas esportivas de areia, quatro canchas de vôlei de areia, um conjunto para alongamento, uma choupana, trecho de ciclovia, bancos de madeira e lixeiras.

O termo prevê a instalação de novos equipamentos como estufa para abrigar o Horto Municipal, banheiros públicos, lixeiras, placas indicativas, parque infantil, academia ao ar livre e reconstrução de ponte sobre o dreno, via parque, além da arborização do local com espécies nativas.


Acesso
Para o secretário do Desenvolvimento Urbano, Wilson Bley Lipski, a ação vai possibilitar a abertura do parque à comunidade. “A partir do momento em que existe alguém com a gerência deste espaço, fazendo as manutenções e melhorias que são necessárias e abrindo a área às pessoas, isso vem ao encontro do nosso objetivo que é possibilitar a utilização dos bens públicos pela população”, ressaltou.

A diretora-presidente Comec, Letizia Abbate Fiala, contou que a solicitação para transferência da gestão do parque ao município partiu da própria população, o que levou à aprovação de lei, pela Assembleia Legislativa do Paraná, autorizando a cessão de uso. Letizia disse ainda que a gestão municipal vai favorecer a preservação da área, próxima ao Rio Iguaçu, e destacou a importância da parceria entre o Estado e os municípios para a implantação das políticas públicas.

“O município vem adquirindo toda esta autonomia de decisão e ação administrativa e, uma vez que este equipamento público se localiza no território, nada mais justo de que o município possa geri-lo da forma que melhor atenda a sua comunidade”, completou a diretora-presidente da Comec.

“Sempre achei um absurdo um município tão grande como o nosso, com uma área tão extensa, não ter ao menos uma pista de caminhada. Este é um parque muito próximo à região central, e nós temos intenções efetivas de completar os equipamentos e restaurar os já existentes”, afirmou o prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues.

Segundo Rodrigues, a existência de um quartel da Força Verde no local também vai auxiliar na administração. “Isto é muito positivo porque vai permitir que nós também possamos contar com este efetivo que, de uma forma ou de outra, dará assistência aos visitantes e segurança à área”, ressaltou.

[Assessoria de Imprensa Governo do Paraná]