Samuel Beckett pesquisado e atualizado

Blog Single
O grupo curitibano de teatro Processo retorna aos palcos com a peça "Samuel", entre os dias 10 e 27 de julho no Teatro Barracão EnCena. A montagem conta com direção de Adriano Esturilho, produção de Carolina Maia e a participação de Hugo Mengarelli.
Nascida das pesquisas e estudos sobre a obra de Samuel Beckett que o grupo vem realizando há dois anos, a peça possibilita ao público conhecer melhor o universo beckettiano e suas experiências.
A apresentação é dividida em cinco trechos curtos: Ato Sem Palavra I, II e III, com texto do próprio Beckett, no qual os atores Hermison Nogueira e Andrew Knoll revezam-se no palco, vestidos com máscaras; e Fragmento Internáutico I e Fragmento Radiofônico I, criações do grupo a partir do universo do autor.
Fragmento Internáutico I foi idealizado por Esturilho utilizando projeções de conversa via MSN Messenger entre dois personagens. Fragmento Radiofônico I trata da gravação radiofônica da peça, finalizando as três representações que Esturilho quis mostrar no espetáculo: imagens sem palavras, palavras sem imagens e palavra escrita.
A peça tem referências primitivas e orientais, mas também incorpora elementos contemporâneos e tecnologia que não existiam quando Beckett escreveu sua obra. "Se Beckett estivesse vivo, certamente estaria fuçando na Internet para fazer teatro", afirma Esturilho.
Quando foi apresentada no ano passado, Fragmento Radiofônico foi também transmitido pela Rádio Universitária do Paraná e teve 400 CDs distribuídos gratuitamente para bibliotecas públicas, universidades e centros culturais. A intenção era que o público se reunisse para ouvir a peça, mantendo assim a intenção original de Beckett que era evitar a adaptação de sua obra radiofônica para o palco.
O grupo Processo pretende continuar a pesquisa sobre as linguagens radiofônicas beckettianas levando audições a espaços alternativos como cafés e bares.

Serviço:
"Samuel"
De 10 a 27 de julho - quinta a domingo às 21h.
Teatro Barracão EnCena
Rua Treze de Maio, 160.
Entrada franca.

Assessoria de Imprensa:
Alessandro Reis
alessandroreis@onda.com.br
(41) 9951-4814

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: