3ª etapa do Velocidade na Terra – RMC reúne 90 carros

Blog Single
Treinos e corrida tiveram acidentes que provocaram a entrada do safety car e atendimento em ambulância

A 3ª etapa do Campeonato Paranaense e Metropolitano de Velocidade na Terra 2008, organizado pela AGV Promotora de Eventos, com a chancela do Auto Esporte Clube Afonso Pena e da Federação Paranaense de Automobilismo, reuniu neste fim de semana, no Autódromo São José dos Pinhais, 90 carros, que disputaram sete provas com diversas baterias em seis categorias.
No domingo cerca de 3.500 pessoas assistiram aos duelos de pilotos de São José dos Pinhais e região que correram com carros modelo gol e palio nas categorias Novatos, Marcas A (competidores com maior experiência) e Marcas B, Hot Dodge, Stock Car (carros opala e ômega), Fusca Velocidade e Fórmula Tubular (auto cross).

Acidentes
A competição teve vários acidentes que influenciaram diretamente o resultado das provas. No treino de sábado os pilotos da Stock Car Ômega, Luiz Carlos Ribeiro (carro 17) e Carlos Roberto Lopes (88) bateram forte. Luiz Ribeiro foi atendido pela ambulância e levado para o hospital por causa de fratura em uma das pernas. Ambos os pilotos não competiram no dia seguinte.
Ontem (13), a primeira bateria da Fusca Velocidade terminou em bandeira amarela, e a segunda bateria da Fórmula Tubular também. Nesta prova dos carros tipo “gaiola”, a ambulância teve que levar um dos competidores ao hospital. O piloto Fabrício Rossato (327) capotou na entrada da última curva, saiu rapidamente do carro por causa de um princípio de incêndio e foi encaminhado para atendimento em hospital devido a tonturas. Fabrício não teve fraturas segundo o paramédico que lhe atendeu na pista.
Com o acidente houve atraso de cerca de uma hora, pois, com base no regulamento, a corrida se reinicia somente quando outra ambulância chega ao autódromo. A segunda bateria do Fusca Velocidade terminou com 50% de corrida, e a segunda bateria da Stock Car não pode ser realizada, devido ao término do dia, com o fim do sol.

Dodge, Fórmula Tubular e Stock Car
A primeira bateria da Hot Dodge, com seis carros no grid, teve como pole position Dan Oliveira (75), com o tempo de 54s469mil. O destaque da prova foi o líder do campeonato, Ivan Ribeiro (318), que saiu em último e na sétima volta assumiu a primeira posição, ao ultrapassar Dan Oliveira. Na segunda bateria Ivan Ribeiro largou bem, e novamente fez um grande duelo com Dan Oliveira, mas manteve a liderança até a bandeirada final, distanciando-se cada vez mais na tabela do campeonato.
Na Fórmula Tubular, que reuniu seis carros na largada, durante a primeira bateria, Nando Sohn (51), que partiu em segundo, aproveitou a falta de tração do pole position, Paulo Lima (317) - que tinha feito o tempo de 58s507mil -, e assumiu a liderança da prova, seguido de perto por Elson Molina (377), que largou em terceiro. Na última volta, a 200 metros da linha de chegada, o carro de Nando quebrou o motor na reta e ele foi ultrapassado por Paulo Lima, que não negou a surpresa com a primeira posição. “Na última curva eu consegui sair bem perto do Nando e assim que ele diminuiu a velocidade coloquei para o lado e felizmente ganhei a prova”, disse Lima.
Quando começou a segunda bateria o carro de Nando não se recuperou da quebra de motor e ele ficou para trás, o que favoreceu Paulo Lima que venceu sem dificuldade, seguido por Gastão Vosgerau, promotor do evento Velocidade na Terra, que terminou em segundo lugar. Como informado anteriormente a chegada ocorreu em bandeira amarela devido ao acidente com Fabrício Rossato (327).
O acidente não permitiu a realização da segunda bateria da Stock Car, a última do campeonato, devido a falta de luz natural. Na primeira bateria o grid, com 14 opalas e ômegas, teve como pole position o carro nº 54 de Fabrício Lanconi, de ômega, com o tempo de 51s557mil. A performance de Fabrício se repetiu durante toda a prova pois liderou com certa facilidade. Atrás dele houve bons duelos entre João Chemin, do opala nº 09, que chegou em terceiro, e o opala nº 41, de José Franzoi, que ultrapassou Chemin.
Amanhã (15) o PautaSJP.com traz as informações do resultado no campeonato destas categorias e matéria sobre a Marcas A e B, Novatos e Fusca Velocidade.

[PautaSJP.com]


Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: