Workshop com o fotógrafo Pedro Martinelli

Blog Single
20/08 às 19:30h na Galeria Portfolio
Abertura da Exposição Fotográfica "A Amazônia de Pedro Martinelli"

21/08 das 9h às 17h
Workshop – Projetos Pessoais na Fotografia

22/08 das 9h às 18h
Workshop – Projetos Pessoais na Fotografia

"O objetivo desta oficina é alinhavar todas as etapas da construção de um projeto pessoal, tendo como pano de fundo minha experiência na documentação da amazônia e dos livros publicados.

Nos dias de hoje, o espaço para os ensaios fotográficos vem diminuindo a cada dia na mídia impressa, que sempre foi referência para os fotógrafos documentaristas. A velocidade da fotografia digital reduziu os custos de produção de reportagens, substituindo o pé na estrada, onde nascem as pautas e as idéias, pelos bancos de imagem.

A porta da fotografia tradicional esta se fechando enquanto esta nova que chega, socializou, desmistificou a fotografia. Esta nova fotografia esta no telefone celular e todo mundo fotografa sem medo errar.

Melhor que isso, ela chega com mais liberdade e independência para tocar projetos pessoais do começo ao fim.

É disso que vamos falar nesta oficina. Como ser dono do próprio nariz. Como navegar neste mundo de imagens.

Vamos sonhar acordado todas as etapas de um livro desde a concepção do tema até a visualização na vitrine de um livraria.

É um longo e delicioso trabalho. Quero compartilhar, transferir experiências dos meus erros e acertos nestes mais de 40 anos de trabalho.

Vamos abordar temas sobre a relação fotógrafo e fotografado. Primeiro fotografa e depois pergunta? Um bom dia ou a foto? E o ego, a academia?

Em dois dias vamos sonhar temas, pesquisar, viajar, escrever, fotografar, editar (fotos, equipamento e a mala de viagem), diagramar, estimar custos, contar histórias e experiências." Pedro Martinelli.


Currículo do ProfessorPedro José Martinelli
A Gazeta Esportiva, sucursal de Santo André-SP(1967). Diario do Grande ABC em Santo André-SP(1968-1970). O Globo(1970-1975). Palacio do Governo(1975-1976). É fotógrafo e editor de fotografia da revista Veja (1976-1983) e diretor de serviços fotográficos no conjunto de revistas da Editora Abril (1983-1994). Participa de importantes exposições coletivas, entre as quais S.P. 76 (Museu de Arte São Paulo, 1976); I Trienal de Fotografia (Museu de Arte Moderna, São Paulo, 1980); Centro Cultural São Paulo (1985); 100 Anos de Avenida Paulista, (MASP, 1991); I e II Bienal Internacional de Fotografia de Curitiba (1996 e 1998). Recebe Bolsa da Fundação Vitae (1996). Prêmio Esso de Jornalismo na categoria Informação Científica, Tecnológica e Ecológica (1996) e diversos Prêmios Abril de Jornalismo. Em 1997 é Indicado para o Prêmio Estadão Cultural.

Publica os livros Casas Paulistanas (São Paulo, 1998), Panará a Volta dos Índios Gigantes (com exposição individual no SESC Pompéia, São Paulo, 1998), o livro Amazônia o Povo das Aguas (com exposição individual no Museu de Imagem e do Som, São Paulo, 2000) , O livro Mulheres da Amazônia (com exposição no Museu da Casa Brasileira, São Paulo 2004) e o livro Gente X Mato, São Paulo 2008.

É fotógrafo independente desde 1994 tendo inúmeras reportagens publicadas nos principais periódicos do país.

Dedica-se a documentação fotográfica da Amazônia desde 1970, registrando o primeiro encontro dos índios Panará com o homem branco.

http://www.escolaportfolio.com.br

Compartilhe esta notícia no Facebook: