Prefeitura de SJP vai recadastrar os seis mil servidores

Blog Single
A Prefeitura de São José dos Pinhais se prepara para iniciar o recadastramento dos seus seis mil servidores municipais. A iniciativa pretende fazer um “raio-x” das qualificações e especialidades dos funcionários para que eles possam ser alocados de acordo com as necessidades da Prefeitura e com suas competências.

“Estamos fazendo este processo para conhecermos melhor cada servidor municipal. Nunca antes na Prefeitura foi feito um cadastramento completo como esse. Com esses dados, poderemos recolocar pessoas de acordo com suas especialidades, melhorando a qualidade do serviço e também economizando em novas contratações achando funcionários adequados para determinado trabalho dentro da própria estrutura já existente”, explica o secretário da Administração e Recursos Humanos, Marlo Leandro Ferrari.

Na manhã desta segunda-feira (19), cerca de 55 servidores municipais de São José dos Pinhais receberam orientações da Central de Treinamento da Prefeitura sobre como fazer o recadastramento dos funcionários. Esses servidores foram indicados pelas secretarias para serem os chamados “validadores” - pessoas que irão auxiliar e serão responsáveis pela etapa final do cadastramento que começa no dia 02 de agosto.

Outra situação que também poderá ser detectada com o processo é a dos servidores que trabalham em desvio de função. “Nosso objetivo é que as pessoas desempenhem trabalhos em suas áreas. Portanto, ao término do recadastramento poderemos ver esse raio x dos servidores e decidir se há a necessidade de fazer a mudança de alguns em nosso quadro ou não”, fala.

Além disso, segundo o secretário, o processo de cadastramento dos servidores passará a ser feito todo o ano, de acordo com a data de admissão do funcionário. “Se o trabalhador tiver entrado na Prefeitura no dia 14 de fevereiro, por exemplo, a cada ano de serviço contado a partir da data de sua admissão, ele terá que atualizar seu cadastro”, conta. Na atualização dos dados, os validadores continuarão à disposição para ajudar os funcionários municipais.

Treinamento
Danieli From Ferrari, coordenadora da Central de Treinamento, afirma que o encontro desta manhã serviu para que os validadores comecem a se acostumar com a ferramenta que será utilizada no cadastramento: o RH online. “É um sistema inteiramente online. Todos os servidores da Prefeitura têm acesso a esse site, porém os cadastradores são os únicos que poderão validar o processo”, explica.

Para fazer o recadastramento, os servidores entrarão no RH online com um login e uma senha e preencherão seus dados como endereço, histórico escolar, números de documentos, entre outros. Ao final do processo, eles devem procurar os validadores de sua Secretaria com os documentos que comprovem as informações cadastradas para que o processo possa ser validado e encaminhado para o departamento de Recursos Humanos.

Outra situação será quando o funcionário da Prefeitura não tiver acesso à internet. “Nestes casos os servidores irão procurar os validadores, que irão fazer todo o processo junto com a pessoa”, complementa Danieli.

Juceli Monteiro, escolhida como uma das validadoras da Secretara de Educação, acredita que o cadastramento será tranqüilo. “Pelo treinamento, acreditamos que será uma ferramenta fácil de lidar”, fala.

Após o treinamento da manhã desta segunda-feira (19), os funcionários que irão auxiliar no recadastramento terão o sistema RH online disponível apenas para eles por cerca de duas semanas. O objetivo é que eles realizem testes e se adaptem ao sistema para tirar todas as dúvidas. Após esse período, a ferramenta será zerada e todos os testes serão apagados para o início da primeira fase do recadastramento, que será entre os dias 02 de agosto e 30 de setembro. Depois disso, o departamento de Recursos Humanos fará um mapeamento de como está a situação para definir um prazo final para que todos os 6 mil servidores da Prefeitura passem por esse processo.

Ao término do recadastramento, o RH terá todos os dados online e poderá utilizá-los quando quiser. “Esse sistema será como um site de buscas. Quando estivermos precisando de uma pessoa com determinada qualificação, colocaremos palavras chaves e faremos uma pesquisa. Como resultado poderemos ter acesso aos dados deste servidor e fazer o que for necessário”, diz Danieli.

Lucidalva Cruz Cordeiro e Zulmira de Fátima Capucho de Lima, ambas validadoras da Secretaria da Habitação, estão animadas com o recadastramento. “Acreditamos que seja um processo bastante importante para a Prefeitura conhecer melhor seus funcionários. Não tivemos dificuldade no treinamento”, afirmam.

“É um projeto muito importante da Prefeitura. A partir daí poderemos ter uma visão melhor do nosso quadro de trabalhadores. Estamos contando com a colaboração e participação de todos e acreditamos que o recadastramento acontecerá com muita tranqüilidade”, opina o secretário da Administração.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de São José dos Pinhais

Compartilhe esta notícia no Facebook: