PELT 2020 traz diagnóstico da logística e infraestrutura do Paraná

Blog Single
Na segunda-feira (16/08), a partir das 14h, no CIETEP, será realizado o lançamento do Plano Estadual de Logística e Transporte para o Estado do Paraná (PELT 2020), trabalho desenvolvido em conjunto pelo CREA-PR, FIEP-PR, Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado do Paraná (Sicepot - PR) e Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). Durante o evento, os candidatos ao governo do Estado, engenheiro civil Beto Richa e engenheiro agrônomo Osmar Dias, receberão em mãos o PELT 2020, para em seguida participarem individualmente de um debate com industriais, empresários e lideranças paranaenses.

O PELT 2020 é um diagnóstico completo da infraestrutura e logística no Paraná nos setores de rodovias, ferrovias, portos e rios navegáveis, aeroportos e regiões metropolitanas, cujo planejamento deve buscar ações imediatas para solucionar as deficiências nos modais de transporte. Entre as principais demandas do Estado estariam uma nova ligação ferroviária entre Guarapuava e Paranaguá, as duplicações rodoviárias entre Ponta Grossa e Apucarana, entre Medianeira e Cascavel e entre Cascavel e São Luís do Purunã, a implantação de infraestrutura viária para a expansão das atividades nos portos paranaenses, e a ampliação de pistas nos aeroportos Afonso Pena na Região Metropolitana, José Richa em Londrina e Sílvio Name Junior, em Maringá.

A coordenadoria técnica do trabalho ficou a cargo do secretário dos Transportes e presidente do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Transportes, engenheiro civil Mario Cesar Stamm Júnior. “O setor de transportes é fundamental para a busca do desenvolvimento econômico que, por sua vez, trará o definitivo bem estar social”, diz. “A integração com entidades que contam com profissionais com expertise em produção, circulação de produtos e obras dá à sociedade o aval técnico para os projetos necessários e os dirigentes públicos e privados cumprirão o papel de agentes indutores do desenvolvimento”.

Segundo o presidente do CREA-PR, engenheiro agrônomo Álvaro Cabrini Jr, o PELT 2020 apresenta uma visão sistêmica, avaliando o que está proposto hoje na área de infraestrutura com um olhar voltado ao futuro. “Este completo levantamento efetuado com metodologia traz um panorama dos gargalos que o Estado possui nesta área e investimentos necessários pensando no Paraná de 2020”, resume.

Serviço – Lançamento PELT 2020
Data: 16 de agosto (segunda-feira)
Local: CIETEP - Av. Comendador Franco, 1341
Horário: a partir das 14h

Básica Assessoria de Imprensa - Assessoria de imprensa do CREA-PR
Jornalista responsável: Daniela Licht – MTB 3791/15/15v
Fone: (41) 3023-7385 / 9228-9577 - e-mail: daniela@basicacomunicacoes.com.br

Compartilhe esta notícia no Facebook: