Jornalista vota apenas com título

Blog Single
Na quinta-feira (30), a desembargadora Regina Afonso Portes, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, enviou comunicado para todos os tribunais do Estado informando sobre resolução de última hora do Tribunal Superior Eleitoral, que autorizava em todo o País o voto não apenas com a identidade, mas qualquer documento oficial com foto. Porém, votar somente com o título continuava proibido. Ontem (03), na seção 195 da 8ª Zona Eleitoral de São José dos Pinhais, no Colégio Estadual Arnaldo Jansen, o jornalista do PautaSJP.com, Marcos Rosa Filho, votou apenas com o título.

Ao retornar para dentro da sala, ele questionou os mesários que não sabiam da restrição. A presidente de mesa também se confundiu. O oficial do TRE de São José dos Pinhais, Gil Mero Tamalu, reconheceu a falha e disse que houve reuniões com os mesários da cidade antes das eleições.

De acordo com a juiza Hilda Moricdz, da 200ª Zona Eleitoral, do Fórum Eleitoral de São José dos Pinhais, as mudanças recentes na obrigatoriedade de uso de documento com foto devem ter confundido os mesários. “A última legislação quanto ao uso título é de 2009, e há poucos dias da eleição, houve mudanças que causaram desinformação”, disse Hilda Moricdz.

Segundo o juiz da 8ª Zona Eleitoral, também do Fórum de São José dos Pinhais, Hamilton Schwartz, o eleitor deveria poder votar apenas com o título. “Eu penso que o sistema eleitoral deva incentivar o voto e não dificultar o direito do cidadão em expressar sua vontade política”, comentou Hamilton Schwartz.


Sem tumultos
Sobre as eleições em São José dos Pinhais, a juiza Hilda Moricdz comentou que não houve prisões e tudo transcorreu sem maiores incidentes. "É a eleição mais tranquila em que trabalho", resumiu a juiza.

[PautaSJP.com]

Compartilhe esta notícia no Facebook: