Um breve relato de um grande são-joseense

Blog Single
Faleceu nesta terça-feira (05), por motivo de complicações de saúde, o servidor público, empresário, jornalista e fotógrafo de São José dos Pinhais Sebastião Côrtes, 91 anos. Durante sua vida, Sebastião Côrtes sempre foi exemplo de cidadania, ao se envolver em todas as questões de interesse da sociedade, e em prol da sociedade. Sua personalidade crítica influenciou não apenas os filhos e netos, como todos os são-joseenses.

Sebastião Souza Cortes nasceu em Curitiba. No início da década de 40, após concluir os estudos, iniciou trabalhos no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - I.B.G.E. na função oficial de Delegado da Seccional Sul, transferindo-se para Marechal Mallet, onde conheceu Dona Jacy, esposa e companheira há mais de 60 anos.

Nos anos 50, trabalhou na Secretaria da Fazenda do Estado. Posteriormente foi aprovado em primeiro lugar em concurso público do Tribunal de Contas do Estado, onde atuou até a aposentadoria.

Aposentado e sentindo a necessidade de um jornal local, fundou a Folha de São José, onde acumulava funções de diretor, redator, repórter e fotógrafo.

Fotografia
Como empresário de jornal, em função da necessidade e rapidez das notícias, montou um laboratório fotográfico em casa, onde passava madrugadas entre revelações de filmes e fotografias. Apaixonado desde sempre por fotografias, quando criança construiu sua própria máquina fotográfica e laboratório.

Nos últimos anos, o principal prêmio de fotografia de São José dos Pinhais, “Premio de Fotografia Sebastião Côrtes”, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, homenageia este responsável pelo pioneirismo da imprensa em São José dos Pinhais.

"Fotografar bem não deve-se observar o objeto apenas com os olhos, mas sobretudo com a alma", Sebastião Souza Côrtes

[Pauta SJP.com - jornalista Marcos Rosa Filho e informações da Prefeitura de SJP]

Compartilhe esta notícia no Facebook: