Paranaguá conhece modelo de abertura de empresas de São José dos Pinhais 15-Oct-10

Sistema online diminui burocracia e é referência também para a Junta Comercial do Paraná

Escritório regional da Junta Comercial do Paraná funciona na Associação Comercial de São José dos Pinhais

Representantes da Prefeitura de Paranaguá, do Sindicato dos Contabilistas, do Sebrae e da Associação Comercial da cidade litorânea visitaram ontem (14) a agência regional da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), que funciona na Associação Comercial de São José dos Pinhais (Aciap). O objetivo foi conhecer o sistema de abertura de empresas que a Secretaria de Finanças de São José dos Pinhais implantou em parceria com a Jucepar e Aciap para diminuir a burocracia. O contador ou empresário não precisa mais ir até a Prefeitura apresentar documentos, basta apenas preencher na internet os dados solicitados com as mesmas informações do contrato social.

De acordo com o presidente da Associação dos Contabilistas de São José dos Pinhais, Claudemir Gibrim, a cidade é a única no Estado onde os funcionários da Junta Comercial comparam as informações da Secretaria de Finanças e validam o processo de abertura de empresa, sem que o interessado precise mostrar os mesmos documentos na Prefeitura. “O cadastro da Prefeitura é feito pela internet. Quando o empresário ou contador faz o registro dos atos constitutivos das empresas na Junta Comercial do Paraná, as informações são checadas, o que gera apenas uma única entrega de documentos. Com esta parceria, a burocracia na abertura de empresas diminuiu, pois o contribuinte consegue tirar seu alvará on-line, sem ter que comparecer na Prefeitura”, explica Claudemir Gibrim.

O superintendente de Arrecadação e Tributos, Luiz Cunha, que trabalha neste departamento da Secretaria da Fazenda da Prefetura de Paranaguá, comentou que a cidade litorânea está implantando um novo sistema denominado Central Fácil. “A ideia é reunir vários serviços em um mesmo local para os empresários e contribuintes, incluindo a emissão de alvarás. Nós viemos conhecer as facilidades e dificuldades de se abrir uma empresa em São José dos Pinhais, como referência para Paranaguá”, conta Luiz Cunha.

A agente regional do Sebrae Paraná em Paranaguá, Mariléa Britto, busca informações que auxiliem ao micro empreendedor. “Nós fizemos uma campanha de formalização de negócios voltada ao Micro Empreendedor Individual, que precisa de agilidade para gerar formalidade”, diz Mariléa Britto.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo de São José dos Pinhais, Christian Bundt, também cita a lei do Micro Empreendedor Individual como um dos impulsos na desburocratização. “Os municípios possuem uma certa autonomia para a implantação da lei e estamos fazendo a nossa parte de diminuir a burocracia”, avalia Christian Bundt.

[PautaSJP.com]