Economia Solidária forma Conselho Municipal em SJP 28-Oct-10

Entre os empreendimentos, Associarte, Cia. Do Bambu, União Viva, Borda Viva e Associação Moranguinho


A Economia Solidária em São José dos Pinhais ganhou mais um incentivo na noite dessa quarta-feira (27). Durante a reunião do Fórum Municipal do programa, foram escolhidos os representantes que irão compor o Conselho: “A sociedade civil é responsável por 66% dessa composição: cinco entidades que apóiam a Economia Solidária, cinco empreendimentos cadastrados no Programa e cinco secretarias ligadas a ele”, explica Adilson Stuzata, secretário de Trabalho e Emprego do município.

Dentre as responsabilidades do Conselho, estão a aprovação do selo que certifica o produto como sendo algo feito dentro dos princípios da Economia Solidária, a gestão de recursos destinados ao programa e a organização do Centro Público de Economia Solidária, local onde os trabalhadores poderão comercializar seus produtos. “É importante que exista uma diversidade na formação, especialmente no que diz respeito aos empreendimentos. Afinal, eles conhecem as próprias necessidades e participarão ativamente das decisões do Conselho”, diz Renata Sciamarella, coordenadora do Programa em São José dos Pinhais.

Antes de iniciar a votação, Fátima Costamilan, representante da Agência de Desenvolvimento Solidário (ADS) ressaltou a importância do que acontece no município dentro da Economia Solidária. “A formação desse conselho é fundamental para formalizar todas as iniciativas do Programa. A eleição dos membro de forma democrática está dentro dessa visão de resgate das relações sociais e valorização das pessoas”, aponta.

Para Rosali Santos, presidente da Cooperativa Borda Viva toda essa movimentação é um marco histórico: “Muitos se esforçam, têm bons produtos e não sabem como tornar isso rentável. A formalização traz visibilidade e quem consome confia mais no que adquire”. A Borda Viva foi um dos cinco empreendimentos que compõe o Conselho Municipal de Economia Solidária. Abaixo, a relação completa:

Governo Municipal:
- Secretarias Municipais de Trabalho e Emprego, Agricultura e Abastecimento, Educação, Assistência Social e Meio Ambiente.

Entidades:
- ADS (Agência de Desenvolvimento Solidário), Instituto Miguel e Cecília, Faculdade Metropolitana de Curitiba (FAMEC), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Cáritas (local).

Empreendimentos:
- Associarte, Cia. Do Bambu, União Viva, Borda Viva e Associação Moranguinho.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de São José dos Pinhais