Prefeitura e Sesi assinam convênio para novo teatro em SJP

Blog Single
O prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues, e o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, assinaram nesta quinta-feira (16) um convênio para obtenção de recursos para a restauração da antiga Indústria Senegaglia, primeira da cidade e fundamental na história da industrialização do Paraná, no início do século XX. No projeto está previsto a recuperação da fachada original, a funcionalização do Centro de Vivência João Senegaglia com a construção de um teatro e ainda de um Museu da Indústria, tudo no local que hoje se encontra ocioso.

Segundo Rodrigues, o espaço será utilizado como um grande complexo cultural, oferecendo para os moradores um local central para espetáculos. “Este convênio que assinamos hoje é muito importante. Com ele teremos o apoio do Sesi para buscar recursos através da Lei Rouanet e de grandes empresas para que possamos colocar todas as nossas idéias em prática”, explicou o prefeito.

De acordo com a Secretária de Cultura, Elisete Farias, o projeto desenvolvido pela Prefeitura é bastante completo e atende às expectativas da população. Segundo pesquisas feitas para a elaboração do como o espaço seria utilizado, a maior parte da população (36%) gostaria de ver atividades como teatro e música no local. “Vamos reavivar essa área central com um local cultural muito especial, já que será em um prédio histórico de São José. Com o novo teatro poderemos receber peças importantes e até participar de circuitos como o Festival de Teatro”, afirma.

“Fico muito feliz em assinar este convênio. Estamos aqui para colaborar com São José para criar esse novo espaço e fazer o resgate da memória com a restauração da fachada. Temos certeza de que a antiga Indústria Senegaglia vai se transformar em um belo espaço de uso público”, disse o presidente do Sistema Fiep.

O edifício fica entre as ruas XV de Novembro e Rui Barbosa e ocupa uma área de cerca de 3 mil m². No local funcionou a Indústria Senegaglia de 1908 até 1976, fundada pelo imigrante italiano João Senegaglia, que fabricava produtos como baldes, placas de veículos e latas de mantimento.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de São José dos Pinhais

Compartilhe esta notícia no Facebook: