Parque de São José dos Pinhais está em processo de preparação

Blog Single
São José dos Pinhais não possui um parque para visitação de grande quantidade de freqüentadores, apesar de estar próximo da Capital, e ter o dobro do tamanho da cidade vizinha. Em Curitiba são 10 parques de lazer. A tradição dos curitibanos em passear com a família na natureza não serviu de influência para as famílias são-joseenses. A situação pode mudar em breve, com a abertura do Parque de São José dos Pinhais.

Em junho de 2010, o governo do Estado transferiu para a Prefeitura da cidade o controle do Parque Metropolitano do Iguaçu. A área faz divisa com Curitiba, ao lado do Parque Iguaçu, na Rua Marechal Floriano Peixoto. O Parque Metropolitano fica na Avenida das Torres, também ao lado do Canal Extravasor, e será chamado de Parque de São José dos Pinhais.

Atualmente, a Prefeitura realiza obras de revitalização, com previsão de funcionamento para o primeiro trimestre, conforme informação exclusiva, apurada pelo PautaSJP.com. Entre as responsabilidades que constam no termo de transferência, implantação de acessórios e equipamentos públicos, vigilância, guarda, administração, preservação e manutenção da área.

O parque estadual estava sob a gerência da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu). Durante anos, o local passou por períodos de abandono e reformas para uso. A imagem das churrasqueiras cheias de mato sempre foi um exemplo do descaso com a população.

Ainda existiam, em situação precária, churrasqueiras, um campo de futebol, quatro canchas esportivas de areia, quatro canchas de vôlei de areia, um conjunto para alongamento, uma choupana, trecho de ciclovia, bancos de madeira e lixeiras.

O termo prevê a instalação de novos equipamentos como estufa para abrigar o Horto Municipal, banheiros públicos, lixeiras, placas indicativas, parque infantil, academia ao ar livre e reconstrução de ponte sobre o dreno, além da arborização do local com espécies nativas.

Quanto ao Horto Municipal, ele terá 1,3 mil metros quadrados, para o cultivo de plantas e árvores que vão embelezar os jardins, parques, praças e ruas da cidade. “Pela primeira vez na história um prefeito vai valorizar os profissionais que trabalham da Divisão de Paisagismo, cuja função é dar um ar mais belo ao município”, avalia a secretária Municipal de Meio Ambiente, Edilaine Vieira. Para o local também está previsto a instalação de uma estação de tratamento de água, auditório para palestras, e um jardim das sensações.

“Sempre achei um absurdo um município tão grande como o nosso, com uma área tão extensa, não ter ao menos uma pista de caminhada. Este é um parque muito próximo à região central, e nós temos intenções efetivas de completar os equipamentos e restaurar os já existentes”, afirmou o prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues, na época da assinatura do termo. “O quartel da Força Verde vai auxiliar na administração. É muito positivo que possamos contar com este efetivo que, de uma forma ou de outra, dará assistência aos visitantes e segurança à área”, concluiu o prefeito.

[PautaSJP.com e informações do governo do Estado]

Compartilhe esta notícia no Facebook: