Trabalhos de Katia Velo chegam à França

Blog Single
A artista plástica paulistana Katia Velo escolheu São José dos Pinhais para morar há quase dez anos. Além de produzir diferentes trabalhos, para dar visibilidade aos seus projetos e de outros profissionais, a artista se utiliza da sala de aula e das mídias sociais e impressas para propagar a arte. A professora é especialista em História da Arte do Século XX, pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), e é colunista cultural. Neste começo de ano, ela está em cinco exposições individuais e coletivas. Desde ontem (08), os franceses podem apreciar pinturas de Katia Velo na IVª Edição da Exposição Coletiva "Caligrafias da Arte Brasileira”.

A mostra vai até o dia 13 de fevereiro na cidade de Saint Thibault des Vignes – Seine et Marne, França, e recebe a assinatura de curadoria de Heloiza de Aquino Azevedo. Participam 14 artistas, sendo oito paranaenses: Adriane Stange, Gui Lombardi, Carla Schwab, Kézia Talisin, Luiz Félix, Nicole Gulin, Ana Knapik e Katia Velo.

É a segunda presença de Katia Velo na exposição "Caligrafias da Arte Brasileira", e com a série Tapisserie. A primeira edição da Tapisserie recebeu prêmio no VI Salão de Arte da Unimed, realizado em 2009, na cidade de Ponta Grossa. A continuação da obra Tapisserie mantém a inspiração na tapeçaria oriental.

Segundo Katia, representa o desejo de enfeitar. “São trabalhos onde os desenhos são sobrepostos com camadas sucessivas de tintas, que resultam em variados efeitos de textura. À medida que fui realizando a pintura, deixei marcas e formas na tela que formaram uma obra similar a um tapete gasto, velho, onde o registro do tempo fica impresso no objeto, buscando o prazer estético”, explica a autora.


Exposições no trimestre
20 de janeiro - exposição "Parabéns São Paulo" - Obras Arabesques I e II.
Final de fevereiro - exposição sobre o Guia de Artes Visuais 2011/2012, no Hotel Mabu, localizado na Praça Santos Andrade.
Dia 08 de fevereiro - exposição Caligrafias da Arte Brasileira - Obras Tapisserie I e II.
Em breve – uma obra da série Arabescos foi escolhida por Sonia Madruga para ilustrar o programa Música no Museu, que será em março.
Também em março, exposição individual no Sesc Centro, intitulada Adorno.


Currículo
Katia Velo é bacharel e licenciada em Letras pela Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP. Possui cursos de especialização em educação pela USP - Universidade de São Paulo e cursos na área de administração e RH.

É colunista cultural do GuiaSJP.com e do jornal Correio de Notícias. Foi Chefe de Divisão de Artes Plásticas, Música, Dança e Literatura em 2004 na Secretaria Municipal de Cultura de São José dos Pinhais.

Atuou como Vice-Diretora de Marketing e Diretora de Comunicação entre 2007 e 2009 na Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná - APAP/PR. Faz parte do grupo de artistas visuais do Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato (CACEV).

Possui em seu currículo 13 exposições individuais e mais de 50 coletivas (nacionais e internacionais), além de participações em Salões de Arte.


Exposições individuais
SESC Centro e SESC Água Verde, Curitiba-PR; MAC – Museu de Artes de Cascavel-PR ; Galeria Municipal de Arte de São José dos Pinhais-PR; Prêmios em Salões de Arte: XXVIII – Mostra Cascavelense de Artes Visuais, XXXII - Salão de Arte de Franca-SP e VI Mostra de Artes Unimed, Ponta Grossa; Menção Honrosa, III Salão de Verão Galeria Mali Villas-Bôas, São Paulo, Metrô Sé em São Paulo,


Exposições Internacionais
XIII Circuito Internacional de Arte Brasileira – Varsóvia/Polônia, Frankfurt/Alemanha, Viena/Áustria; 3ª/4ª Muestra Internacional de Arte Postal Ciudad de Ceuta, Espanha; Fundácion Romulo Raggio, Buenos Aires, Argentina; IIIª e IV Exposition Collective Calligraphies de l´Art Brésilien - Salon des Arts Brésilien et Chilien en Vaires Sur Marne – France.

[PautaSJP.com]

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: