Educar é Persistir

Blog Single
Bem sabem os pais que educar os filhos não é tarefa fácil e exige dedicação e persistência. Ouvimos falar constantemente do quanto precisam ser repetitivos em orientar e sustentar as suas opiniões diante dos filhos, que são muito, muito insistentes quando querem algo. Mas por que isso acontece?

Na família, cada um de seus integrantes exerce um papel e tem as suas funções. É importante ter claro que trabalhar para que os filhos aceitem bem limites torna-se uma tarefa mais fácil se o pai exercer a função paterna e a mãe, a função materna.

Função paterna diz respeito à segurança, lei e estrutura, aspectos relacionados a limites. Essas questões embasam a criança para enfrentar o mundo, ou seja, a grande família, a escola, o trabalho. Função materna, diz respeito à nutrição, cuidado e vínculo, ou seja, aspectos que embasam autoconhecimento e autocuidado.

Cabe ressaltar que se a mãe desqualifica o pai, a criança sente-se inferiorizada já que é fruto dessa relação. Sendo assim, ela poderá ter dificuldades para enfrentar situações novas, mostrando-se muito insegura e ansiosa frente aos desafios. Quando o pai desqualifica a mãe, a criança terá dificuldade em se vincular com outras pessoas e confiar nelas e poderá ter baixa autoestima.

Assim como os pais, os filhos também tem suas funções na família. Às crianças cabe brincar, espernear, testar, questionar e dizer não. Aos pais cabe estabelecer as regras, comunicá-las e fazer com que sejam cumpridas.

É extremamente importante o pai validar uma decisão da mãe, bem como a mãe apoiar uma decisão do pai. A coesão dos pais traz segurança aos filhos e a tarefa de educar poderá se tornar um pouco mais leve se aceitarem a condição de que “educar é persistir”.

***

O espaço Vivência – Centro de Atendimento em Psicomotricidade Relacional promove grupos de atendimento a crianças e adolescentes. Informações: contato@vivenciarelacional.com.br, 3282-3033.

Luci Ane Moro Rosa – pedagoga, especialista em Psicomotricidade Relacional. Contato: luci.ane@vivenciarelacional.com.br / 3282-3033

Compartilhe esta notícia no Facebook: