Bührer lamenta demolição de prédio histórico de SJP 17-May-11

Deputado estadual, ex-vice prefeito, comenta que trabalhou naquele prédio seis anos


O deputado estadual Francisco Bührer (PSDB) lamentou a demolição do principal prédio que fazia parte do conjunto histórico onde funciona a Prefeitura de São José dos Pinhais. “Nós, pessoas públicas, passamos, mas a história fica”, disse o parlamentar que já foi vice-prefeito em duas administrações do município e manteve naquele prédio o seu Gabinete durante seis anos.

Francisco Bührer observou que a importância social, política e econômica que São José dos Pinhais alcançou nos últimos 15 anos torna necessária a construção de um novo centro administrativo. “Mas é uma coisa que deve ser estudada com cuidado e a inclusão da sociedade no processo de decisão”, disse.

O deputado reconhece que o prédio demolido era uma casa antiga, que necessitava de reparos – talvez uma reforma geral -, mas entende que os homens públicos devem respeitar as posições das entidades sociais, principalmente aquelas que trabalham pela preservação do patrimônio histórico. “Não se pode esquecer da história do município, suas origens, seus antepassados”, prosseguiu Francisco Bührer, defendendo o diálogo e o bom senso.

Na opinião do parlamentar foram esses ingredientes que faltaram no processo que culminou com a demolição da casa histórica. “Nesses casos, o melhor é o entendimento e talvez se pudesse chegar a uma solução que contemplasse as duas partes, como a preservação da fachada ou da parte principal, aquela que efetivamente fazia parte do projeto original da casa”, salientou Francisco Bührer, observando que o episódio deve servir de exemplo para casos semelhantes.

Assessoria de Imprensa deputado estadual Francisco Bührer