Em semana de polêmicas sobre preservação, até fim do ano pode ser inaugurado em SJP o Teatro do Sesi

Blog Single
Depois de quase uma semana de muita discussão quanto a validade judicial da derrubada da sede da Prefeitura de São José dos Pinhais, que estava em processo de tombamento, cresceram as discussões quanto a um patrimônio cultural que está tombado. O PautaSJP.com apurou, com uma instituição empresarial e a Prefeitura, que uma parte do projeto de revitalização do Centro Cultural João Senegaglia, na Rua XV de Novembro, pode começar a funcionar ao final deste ano. A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), entidade empresarial que congrega o Serviço Social da Indústria (Sesi), pretende concluir o Teatro do Sesi ainda neste segundo semestre.

Nas instalações da antiga loja de roupas Phon-Phon, na Avenida Rui Barbosa com Rua XV, existe o projeto de um teatro tipo “Sesi da Esquina”, uma referência ao Teatro do Sesc da Esquina, em Curitiba. A iniciativa teria opções complementares de serviços, como cursos, revistaria e praça de alimentação.

De acordo com a gerente cultural do Sesi, Anna Paula Zétola, o projeto da Prefeitura de São José dos Pinhais tem apoio direto do presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, um dos incentivadores da proposta do Museu da Indústria de São José dos Pinhais. “No local funcionou a primeira indústria de São José dos Pinhais, quando em 1903, o imigrante italiano João Senegaglia abriu uma funilaria, que funcionou até 1976”, conta a gerente, que confirma a ideia de um museu da indústria. Rocha Loures é proprietário da empresa Nutrimental.

Segundo o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Christian Bundt, também atual secretário municipal de Cultura, o auditório do teatro terá capacidade para cerca de 130 lugares, e a obra de todo o complexo cultural pode receber recursos via lei de incentivo. “Estamos em fase de captação de recursos por meio de renúncia fiscal através da Lei Rouanet, e entusiasmados com o trabalho da Fiep e do Sesi”, diz Christian Bundt.

[PautaSJP.com]

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: