Dia do Desafio envolve menos são-joseenses

Blog Single
Criado com o objetivo de fazer as pessoas se mexerem, e praticarem ao menos 15 minutos de exercícios, o Dia do Desafio é uma competição mundial em que cidades disputam para ver quem consegue mais adeptos a atividades saudáveis. No Paraná, 348 municípios aderiram ao evento, sendo 24 em Curitiba e Região Metropolitana. Em São José dos Pinhais, segundo a prefeitura, 100,853 mil pessoas (39,6% da população) participaram. O número, contudo, está bem abaixo do registrado ano passado (57%) e é o pior desde que a cidade entrou na competição, em 2008.

“Nosso planejamento para o Dia do Desafio foi o mesmo. Talvez a adesão menor tenha a ver com a falta de divulgação pela mídia mas ainda assim está dentro do esperado, pois foi uma grande participação dos são-joseenses”, diz o chefe da divisão de Eventos Populares da prefeitura de SJP, Cleyton Ferreira.

Na visão da educadora física Maria Eugênia Setim – que participou de 14 aulas envolvendo o desafio – a culpa pela baixa adesão também está nas empresas. “Muitas não permitem que seus funcionários parem os 15 minutos para o exercício ou não incentivam a atividade. A integração também faz parte do desafio”, ressalta.

Outro ponto que pode ter contribuído para um resultado menos expressivo da população são-joseense é a ausência do registro de participação. Ela deveria ter sido anunciada por uma central telefônica ou pela internet. “Muitas instituições e pessoas pararam para se exercitar mas esqueceram de registrar sua participação”, lembra Maria Eugênia, que garantiu o registro de todos os seus alunos. “A maioria nem sabia que precisava cadastrar.”

Em São José dos Pinhais, a Escola da Colina foi uma das participantes. “Participar do Dia do Desafio foi bastante prazeroso. Quando terminamos os exercícios, reconhecemos que se mexer faz bem. Eu e a maioria dos professores não temos o exercício físico como hábito. Foi fundamental organizarmos, na Escola, um tempinho para que alunos e funcionários se exercitassem”, reconhece a coordenadora pedagógica da Escola, Claudia Oltmann Candido.


Vitória
Este ano, SJP disputou com a cidade de Tuxtlan Gutiérrez, capital do estado de Chiapas, no México. Mesmo com adesão menor do que nos últimos anos, São José venceu o México. Foram 39,6% de adeptos contra 14,4% em Gutiérrez.


Dia do Desafio
Realizado sempre na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam sua rotina e pratiquem 15 minutos de atividade física. Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição para tentar envolver nas atividades a maior porcentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes.

Para participar, o cidadão precisa realizar os 15 minutos de exercício e depois informar sua participação por meio de uma central telefônica ou ainda pela internet. É por meio destas informações que são definidas as cidades vencedoras do desafio, porém, segundo a própria organização da competição, todas as cidades são consideradas vencedoras e receberão o Troféu de Mérito Comunitário. As instituições e voluntários que auxiliaram na realização do evento recebem o Certificado de Participação, distribuídos a critério da coordenação local, que no Paraná ficou a cargo do Sesc.

A competição é uma motivação à prática de atividade física e o prêmio para cada cidade é a melhoria de qualidade de vida de seus habitantes. A adesão ao Dia do Desafio mostra a disposição da comunidade em mobilizar seus cidadãos para uma vida saudável.

Números
Participação dos são-joseenses no Dia do Desafio (em porcentagem relativa ao total de habitantes)*
2008 - 68%
2009 - 47%
2010 - 57%
2011 - 39%

*fonte: Prefeitura Municipal de SJP

PautaSJP.com - Jornalista Mauren Lucrecia

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: