Pianista reúne 800 no calçadão da XV

Blog Single
Música clássica ao alcance de todos que passavam pelo calçadão. Foi o que aconteceu na noite desta quinta-feira (16) em São José dos Pinhais, quando a rua XV de Novembro transformou-se em palco para Arthur Moreira Lima – renomado pianista carioca. Esta foi a segunda vez que o instrumentista se apresentou na cidade através do projeto “Um piano pela Estrada”, que tem apoio da Prefeitura.

Aproximadamente 800 pessoas, muitas delas que saíam do trabalho, prestigiaram a apresentação do pianista, que ao lado do seu inseparável piano de cauda encantou a todos. No repertório, obras de compositores da música clássica e popular: Bach, Mozart, Beethoven, Chopin, Villa-Lobos, Pixinguinha, e Luiz Gonzaga.

O chefe de divisão de Dramaturgia e Música da Secretaria de Cultura, Lisandro Vieira, classificou a apresentação de “fantástica”. “Muitos que lá estiveram puderam pela primeira vez apreciar de perto um concerto de música clássica”, observou.

Era o caso de José Edson de Andrade, de 46 anos. “Já tinha visto uma apresentação de música clássica pela televisão, mas ao vivo foi a primeira vez. É diferente e muito bonito”, comentou. Andréa Santos Fayad, 39 anos, ficou sabendo do concerto durante a tarde, quando passava pelo calçadão. “Acredito que o povo de São José dos Pinhais tenha apreciado bastante a apresentação, pois é algo diferente. Já tinha assistido um concerto no Teatro Guaíra. Espero que tenham outras aqui”.

Para Arthur Moreira Lima, que já gravou mais de 60 discos, muitos deles ainda na época dos saudosos vinis, a música é um conjunto de sensações. “O público vai lembrar da música que ouviu, da igreja iluminada, da lua, do telão que mostrava de perto minhas mãos”, afirmou.

São José dos Pinhais foi a única cidade do Paraná que contou com o concerto do pianista nesta etapa do projeto. Serão mais 15 concertos, sendo quatro em São Paulo, seis em Minas Gerais e cinco no Rio Janeiro.

Os espectadores também assistiram à apresentação da Banda Marcial de São José dos Pinhais, do Coral Melodia e de danças de jazz e balé, com alunos da Escola de Linguagens Culturais. Para Rita Meiga, integrante do Coral Melodia, o pianista foi surpreendente. “Ele incorporava cada música com entusiasmo”.

Prefeitura de São José dos Pinhais

Compartilhe esta notícia no Facebook: