PautaSJP.com entrevista Ivan Rodrigues

Blog Single
Candidato à Prefeitura da Coligação Mudar é Preciso abre série de entrevistas do site. Na próxima semana a programação prevê a entrevista com o candidato Leopoldo Meyer, da Coligação Siga Em Frente São José

Ivan Rodrigues nasceu em São Paulo onde morou até 1991, quando escolheu São José dos Pinhais para viver com sua família. Instalou na cidade a nova sede da empresa, a EMIC, especializada em máquinas de ensaios mecânicos, que fundou com o pai há 40 anos.
Ainda na área empresarial, Ivan Rodrigues é presidente licenciado do Conselho Deliberativo da Associação Comercial, Industrial, Agrícola e Prestação de Serviço de São José dos Pinhais (Aciap), e vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq/Sindimaq).
Do seu currículo como trabalho na área pública ele destaca o gerenciamento voluntário entre 2006 e 2007, do Hospital e Maternidade São José dos Pinhais.
Segundo Ivan esta entidade filantrópica estava com as portas praticamente fechadas e com a sede indo a leilão, para pagar milhões de reais em dívidas, e em 14 meses, o hospital voltou a funcionar, operando com as contas saneadas. Ele faz parte da coligação Mudar É Preciso que envolve os partidos PTB, PDT, PT, PMN e PC do B.
Ivan Rodrigues recebeu o PautaSJP.com na sala de reuniões de sua empresa, localizada próxima ao bairro Pedro Moro. Entre as informações apontadas pelo candidato em dez perguntas do site, o destaque para a área da Saúde, a falta de infra-estrutura rodoviária na BR 376, e o comprometimento não jornalístico da imprensa escrita da cidade com o poder público.

1/10 PautaSJP.com - Por que resolveu ser candidato a prefeito e o que gostaria de falar sobre o candidato a vice e partidos aliados?
Ivan Rodrigues - A decisão de ser candidato a prefeito partiu de um convite pessoal feito pelo Jairo Melo e de outras lideranças políticas do município que desejavam mudar o rumo de nossa cidade. Decidi aceitar o desafio por causa da vontade de realizar projetos e pela facilidade que tenho de reunir pessoas entorno de um objetivo comum. Jairo, meu companheiro de chapa, já foi vereador, conhece muito bem a cidade e as necessidades da população de São José dos Pinhais. Ter Jairo Melo como vice reafirma nosso propósito com a mudança. Sinto-me muito tranqüilo, pois os partidos aliados à nossa candidatura são bem articulados e dispõem de representatividade política forte.

2/10 PautaSJP.com – Entre as áreas prioritárias como Educação, Saúde, Segurança, Ambiente, e Desenvolvimento Econômico, qual considera a de maior afinidade com o seu futuro governo, caso seja eleito, e cite uma idéia que iria melhorar o setor escolhido, entre estas cinco áreas.
IR - Tenho propostas em todas as áreas, mas me identifico principalmente com a área da saúde. Quando, junto com o grupo de empresários, tirei da falência o Hospital e Maternidade São José dos Pinhais, convivi de perto com problemas nesse setor. Esses problemas são urgentes, e requerem preocupação e planejamento, pois estamos falando de vidas humanas. Para melhorar a questão da saúde em São José é preciso implantar na cidade um hospital de grande porte. Nos últimos 20 anos, a população da cidade triplicou, mas o número de leitos foi reduzido, vamos resolver esse problema.

3/10 PautaSJP.com – São José dos Pinhais possui milhares de pessoas que chegaram a cinco ou dez anos, como conquistar este eleitorado que conhece pouco da história política do município?
IR - Esse eleitorado conhece pouco a trajetória política da cidade, mas vive a realidade atual, que é triste. Essas pessoas sabem que os problemas são conseqüência da má gestão por parte do Poder Público. Durante a campanha, irei mostrar que sou a melhor opção porque não tenho vínculo com os partidos que se revezaram no poder há 12 anos, e que por incompetência ou por omissão são responsáveis por essa situação.


4/10 PautaSJP.com – São José dos Pinhais é o terceiro município em arrecadação de ICMS do Estado, e o segundo exportador, atrás de Paranaguá. Qual projeto de governo para manter e aumentar a arrecadação, e melhorar a infra-estrutura de transportes?
IR - São José dos Pinhais, na verdade, tem uma grande arrecadação, mas os recursos não são bem aplicados, pois faltam projetos para a cidade. Plano Diretor da cidade foi aprovado sem que a população fosse ouvida e está muito distante da realidade. Por exemplo, não é possível um município de 946 quilômetros quadrados, quase o dobro da área de Curitiba, ser dividido pela BR-376 como se fosse uma trincheira. Nós temos que resolver isso. Os motoristas têm apenas três passagens de níveis de um lado para outro da cidade. Isso é um absurdo e tem que ser encarado com coragem e determinação.

5/10 PautaSJP.com – Resuma seu Plano de Governo em um parágrafo.
IR - Nosso projeto de governo terá como base as seguintes premissas: constituir uma cidade mais humana, valorizando as crianças, jovens, mulheres, trabalhadores e idosos; trabalhar com transparência e com o uso responsável de recursos públicos; enfatizar e promover a participação popular; e desenvolver projetos que transformem São José dos Pinhais numa cidade verdadeiramente planejada, em resumo, governar por resultados.

6/10 PautaSJP.com – O que o recente crescimento de São José dos Pinhais trouxe de pior e melhor para a população?
IR - Esse crescimento, reflexo da instalação de montadoras como Renault, Volkswagen, Nissan, Aurora Alimentos, e etc, ampliou a oferta de empregos na cidade e atraiu imigrantes. A cidade cresceu financeiramente, mas esse crescimento não foi acompanhado pela realização de projetos importantes, como aqueles voltados às áreas da saúde, da habitação e do transporte. O dinheiro chegou, mas a cidade cresceu desordenadamente.

7/10 PautaSJP.com – Para esta eleição ocorreram várias mudanças na legislação eleitoral, quanto as possibilidades de fazer propagandas. Como vocês estão trabalhando estas adequações, que muitas vezes geram representações das coligações opositoras no Tribunal Regional Eleitoral?
IR – Decisão da Justiça Eleitoral não se discute, se cumpre. Estamos atentos à lei quanto a divulgação de campanha dos outros candidatos. Mas a legislação privilegia quem está no poder. É uma legislação que inibe uma série de situações de divulgação. São José dos Pinhais não dispõe de uma televisão e outras mídias efetivas, onde a mídia escrita de certa forma está amarrada com o próprio poder municipal, em função das benesses. É uma legislação negativa para quem está se lançando no processo, como nosso caso.

8/10 PautaSJP.com – Uma pergunta técnica. O senhor sabe qual o índice de desemprego da cidade e região metropolitana? - (Informação PautaSJP.com. O índice é 5,6% segundo o Ipardes).
O índice de desemprego é um fator que tem mudado muito nestes últimos anos. O desemprego foi um grande problema há muitos anos. Atualmente estamos vivendo uma fase que pode ser considerada de pleno emprego. A situação que se tem hoje é a necessidade de se ter mão de obra qualificada e que não se tem. O índice de uma forma geral, e especificamente, na área industrial de São José dos Pinhais, é um nível baixo, para quem tem uma certa qualificação. Para quem não tem qualificação o processo é difícil. Por isso é importante que a gente tenha uma visão de investir no processo de qualificação das pessoas.

9/10 PautaSJP.com – Há interesse do senhor, caso seja eleito, criar ou adequar secretarias municipais?
IR – Primeiro o importante é fazer com que as secretarias funcionem, que elas tenham uma atividade bastante efetiva. Eu acho que muitas vezes é mais adequado ter um secretário com uma função específica do que o secretário ter que usar dois ou três ou quatro chapéus. Toda vez que se busca uma função específica você pode buscar um titular, um técnico, ou mesmo político, com conhecimento da área. Por exemplo, temos aqui, a Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo. O Turismo merece uma secretaria específica.

10/10 PautaSJP.com – O que o senhor gostaria de destacar ao final desta entrevista?
IR - Não busco a política como meio de vida, mas vejo a oportunidade de administrar São José dos Pinhais com elevada competência e sem compromissos ou amarras, para mostrar que é possível proporcionar uma melhor qualidade de vida à população, especialmente a mais carente. Minha candidatura surgiu para oferecer ao cidadão são-joseense uma chance de escolha. Uma escolha pela mudança. Por uma nova cultura política. O objetivo da minha campanha é fazer com que no dia 5 de outubro o cidadão não tenha que escolher o candidato “menos pior”. Quero que ele vote em Ivan, com a consciência de que está fazendo a escolha certa. E com a certeza de que eu poderei mudar a política nesta cidade. Tenho todas as condições para fazer isso e vou fazer, se assim desejar o povo de São José dos Pinhais.

Critérios das entrevistas com os candidatos
Toda terça-feira está agendada a publicação de matérias com as opiniões, planos de governo e outros assuntos dos possíveis administradores de uma cidade que é a terceira em arrecadação de ICMS do Estado. Os critérios do PautaSJP.com, com base na legislação eleitoral e do site, estão em matéria publicada no dia 30 de julho, no seguinte link: http://www.pautasjp.com/index.php?pagina=atualidades_noticias&id=195

[PautaSJP.com]




Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: