Curitiba recebe a Campanha Dia Rosa contra o câncer de mama 22-Aug-11

Evento de conscientização terá palestras e exposições para incentivar mulheres a realizar mamografia


A capital do Paraná será palco, a partir do dia 24 deste mês, de uma série de eventos para mostrar às mulheres a importância do exame de mamografia para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Personalidades femininas de todo o país, como Gisella Amaral e a madrinha do evento na cidade, Andrea Leão, participam da Campanha Nacional Dia Rosa de combate ao câncer de mama, evento organizado pela Roche, com o apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Instituto Oncoguia e Femama.

A Campanha Dia Rosa faz parte do movimento internacional Outubro Rosa, que busca conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do acesso ao tratamento em todo o mundo. A iniciativa surgiu na Califórnia, em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor-de-rosa monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, na França. O nome remete à cor do laço que simboliza essa luta, e tem como slogan “Um dia rosa por ano e sua vida não vai passar em branco”.

No Brasil, a Campanha Dia Rosa tem o objetivo de conscientizar todas as mulheres, com idade a partir dos 40 anos, da necessidade de se reservar um dia por ano para seu exame de mamografia, a principal aliada contra o câncer de mama no país.

O câncer de mama é o segundo tipo da doença mais frequente no mundo. No Brasil, é o câncer que mais leva as mulheres à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O melhor exame para detectar o nódulo em fase inicial é a mamografia e, se o diagnóstico é feito no início da doença, a chance de cura é de 95%. “Estima-se que em torno de 25 milhões de mulheres no mundo serão diagnosticadas com câncer de mama nos próximos 25 anos e que mais de 10 milhões podem morrer neste período”, afirma Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia.

“No Brasil, a cada hora, são 6 novos diagnósticos e cerca de ¼ das mulheres diagnosticadas tem menos que 50 anos”, salienta a presidente do instituto de combate ao câncer. As principais dificuldades para o combate a doença são desinformação, medo, preconceito, acesso difícil ao diagnóstico. “São essas barreiras que a Campanha Dia Rosa pretende derrubar, por isso precisamos do apoio de todas as mulheres”, completa Luciana.

A Campanha Dia Rosa possui uma madrinha em cada uma das principais capitais brasileiras, que é responsável por ativar ações de conscientização sobre a importância da mamografia, o que inclui palestras em empresas e locais públicos, eventos para exibição de vídeo-documentário e fotos, além da iluminação de monumentos públicos.


Lançamento em Curitiba
A cidade de Curitiba celebrará o lançamento da Campanha Dia Rosa no dia 24 de agosto com a palestra do oncologista clínico do Instituto de Oncologia do Paraná e Hospital Nossa Senhora das Graças, Evanius Wiermann. No evento, que será realizado no Graciosa Country Club a partir das 18 horas, serão anunciados os projetos que apoiarão a Campanha Dia Rosa na cidade. A ação estimula a participação da população, engajamento de empresas e entidades para a luta contra o câncer de mama.

Como participar?
As ações das madrinhas Campanha Dia Rosa, incluem uma série de atividades pelo país com o objetivo de enfatizar a importância do exame de mamografia para o diagnóstico precoce. Para conhecer a madrinha e as ações planejadas para sua cidade, acesse ao site: www.diarosa.com.br.

Serviço:
Campanha Dia Rosa Curitiba
Palestra e coquetel
Quando: 24 de agosto
Que horas: 18h
Onde: Graciosa Country Club
Endereço: Av. Munhoz Rocha, 1146.
Medico Palestrante: Evanius Wiermann, oncologista clínico do Instituto de Oncologia do Paraná e Hospital Nossa Senhora das Graças.


Informações Imagem Corporativa
Marco Prates – (11) 3526-4571
marco.prates@imagemcorporativa.com.br

Giselle Marques – (11) 3526-4562
giselle.marques@imagemcorporativa.com.br