Escola Estadual da Colônia Murici se destaca no Enem 2010

Blog Single
[Atualizado 9h40]

Doze escolas estaduais de São José dos Pinhais alcançaram nota acima da média nacional de 511, valor de referência para o Ministério da Educação (MEC) no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), que em 2010 levou mais de 1 milhão de estudantes de Ensino Médio para fazer a prova. O destaque na cidade, no levantamento divulgado pelo MEC ontem (12), é o Colégio Estadual da Colônia Murici, que alcançou média de 587,6.

O valor, acima de vários colégios particulares do município, é a segunda melhor média de São José dos Pinhais. O primeiro colocado na cidade é o Colégio Bom Jesus São José dos Pinhais, rede privada, com 623,04. A média geral do Colégio Marista Santa Maria, de Curitiba, também privado, foi a maior entre todas as escolas paranaenses, sendo 691.

Ainda segundo o MEC, das 23 mil escolas brasileiras que participaram da avaliação no ano passado, o resultado mostra que 63% das escolas, na maioria públicas, apresentaram resultado médio abaixo dos 511,21 pontos.


Fim do vestibular
O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que a universalização ENEM faria da prova um melhor indicador da qualidade do ensino. “Atualmente o exame é voluntário. O Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita no Congresso Nacional, prevê que o ENEM se torne um componente do currículo e, portanto, obrigatório”, aponta o ministro. No ano passado, 56% dos concluintes do ensino médio fizeram a prova. Outras avaliações aplicadas pelo Ministério da Educação, como a Prova Brasil, são universais.


Grupos
Uma novidade na divulgação deste ano é a divisão das unidades de ensino em quatro grupos. As do grupo um, com notas médias dos alunos concluintes do ensino médio regular por escola com mais de 75% de taxa de participação; grupo dois, com notas médias por escola com mais de 50% até 75% de taxa de participação; grupo três, com participação de 25% até 50% de estudantes; grupo quatro, com menos de 25% de taxa de participação.

No sistema de divulgação do exame, é possível verificar ainda as médias de todas as escolas do Brasil, por modalidade de ensino, com resultados apresentados para o ensino médio regular, educação de jovens e adultos e as duas etapas em conjunto. Também estão disponíveis as médias separadas das quatro áreas objetivas avaliadas no exame, a da redação e a geral — prova objetiva mais redação.


Lista 16 unidades públicas e privadas de São José dos Pinhais ENEM 2010
Colégio Bom Jesus São José dos Pinhais (particular e o 34º no Paraná), média de 623,04;
Colégio Estadual Colônia Murici (pública), média de 587,6;
Colégio Sesi São José dos Pinhais (particular), média de 581,31;
Colégio Adventista São José dos Pinhais (particular), média de 578,77;
Colégio Estadual Colônia Malhada (pública), média de 576,35;
Colégio Top Gun (particular), média de 574,33;
Colégio Milenium (particular), média de 560,82;
Colégio Estadual Costa Viana (pública), média de 552,83;
Colégio Estadual Lindaura (pública), média de 550,66;
Colégio Estadual Tiradentes (pública), média de 543,82;
Colégio Estadual São Cristovão (pública), média de 541,58;
Colégio Estadual Eunice Borges (pública), média de 535,63;
Colégio Estadual Afonso Pena (pública), média de 535,24;
Colégio Estadual Guatupê (pública), média de 529,1;
Colégio Estadual Silveira da Mota (pública), média de 528,4;
Colégio Estadual Shirley Machado (pública), média de 526,34;


Errata
De manhã cedo, o PautaSJP.com havia colocado o Colégio Estadual da Colônia Malhada como o primeiro colocado de São José dos Pinhais na lista do ENEM. O Colégio da Malhada é o segundo colocado entre as unidades públicas, com 576,35.

PautaSJP.com

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: