Festival Literário de SJP terá autores renomados e livros mais baratos

Blog Single
São José dos Pinhais terá nos próximos dias uma atração inédita na cidade. Será a 1ª edição do Festival Literário de São José dos Pinhais e Região Metropolitana (Flijo), nos dias 3 a 13 de novembro, no centro da cidade. A presença do cantor e escritor Martinho da Vila e do roteirista Alcione Araújo, entre outros, já estão confirmadas para o evento.

A programação do Festival, que colocará o município na rota dos grandes eventos literários do Brasil, será bastante diversificada. As atividades irão agradar a todas as faixas etárias, desde crianças até a melhor idade. “O evento será bastante significativo para o nosso município”, destaca o secretário de Cultura, Chistian Bundt.

Literatura de cordel, lançamento de livros, mesas redondas e apresentações musicais serão algumas das atividades que completarão a programação, que contará também com contação de histórias, bate-papos, palestras e homenagem aos 71 anos da Biblioteca Pública Scharffenberg de Quadros.

Em tempo de redes sociais, o tema não poderia ficar de fora do Flijo. Por isso, os organizadores convidaram o especialista em micronarrativas Edson Rossato - autor do livro Cem Toques Cravados - para falar sobre mínimas letras e máximas narrativas.

“Autores renomados participarão do evento, que prestigiará também os escritores da nossa terra”, enfatiza o secretário, que destaca ainda a realização de atividades paralelas ao festival, como a realização do Encontro Regional de Atendentes de Bibliotecas Públicas do Paraná, a sétima edição do Encontro de Corais e a premiação do Concurso de Linguagens – Prêmio de Literatura Leopoldo Scherner e Prêmio de Fotografia Sebastião Cortes.

O público que prestigiar o Festival poderá encontrar também livros de diversos gêneros literários com preços populares. “Queremos oportunizar o acesso ao livro e incentivar a produção literária local”, destaca o chefe da Divisão de Artes Plásticas e Literatura da Secretaria de Cultura, Lisandro Vieira.

Para o escritor local Dalton Gandin, que já confirmou sua presença para o Sarau Literário ao lado de Oza Ventura, a realização do Flijo é o reconhecimento da atual gestão em relação à cultura. “O Festival Literário de São José dos Pinhais contribuirá para a construção de uma nova identidade cultural”, elogia.

O Festival Literário está sendo organizado pela Secretaria de Cultura com o apoio da Secretaria de Educação. A estrutura para receber o evento será montada na Praça 8 de janeiro, em frente à Catedral. Entrada franca para todas as atividades.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São José dos Pinhais

Compartilhe esta notícia no Facebook: