Como seu filho aceita limites?

Blog Single
Um dos temas mais comentados na educação é a aceitação de limites das crianças e adolescentes. Diversos livros já foram publicados por autores das áreas da psicologia, da saúde e da educação e o fato é que, até hoje, muitos pais ficam em dúvidas sobre como desenvolver essa questão com os filhos. As pedagogas Daniele Moro e Luci Ane Rosa utilizam a metodologia da Psicomotricidade Relacional para desenvolverem o trabalho com crianças e adolescentes e, em conversas periódicas com as famílias, procuram orientar os pais dando algumas dicas de como esse trabalho pode ser encarado com mais facilidade por eles.

Segundo Daniele, é importante que os pais estabeleçam com seus filhos, desde que são muito pequenos, rotinas relacionadas aos horários de sono e alimentação. “Quanto mais cedo a criança percebe como as coisas em sua vida funcionam com regularidade, mais segura ela se sente. Assim, quando os pais dizem que é hora do jantar ou do banho, isso passa a ser aceito com mais naturalidade pela criança, que consegue compreender, aos poucos, que há momentos diferenciados para cada atividade que realiza", exemplifica Daniele.

Luci Ane acrescenta que é normal, em certas idades, as crianças se recusarem a fazer determinadas atividades, contrapondo-se ao adulto que lhe passa uma ordem. “Cada um de nós passa por um período de oposição, onde procuramos afirmar nossa identidade. Nesse processo, é importante que os pais sejam firmes e consigam manter suas decisões perante os filhos, sem cederem aos caprichos ou ficarem acanhados diante das manifestações de birras”, fala Luci Ane.

As especialistas tem percebido que muitas vezes os pais ficam confusos com que atitude tomar nesses momentos. “Em nossos atendimentos, procuramos trabalhar pontos relacionados ao que cabe à mãe e o que cabe ao pai, onde um contribui com o outro, facilitando o processo de aceitação de limites do filho”, diz Daniele Moro. "Nessa conversa buscamos conscientizar os pais de que limite é algo que a criança já vivencia desde muito cedo em sua vida e que precisa ser colocado de maneira afetiva, mas firme. Para isso, temos um rápido exercício que realizamos e que acreditamos contribuir com essa tomada de consciência por parte dos pais", conclui Luci Rosa.

O espaço Vivência – Centro de Atendimento em Psicomotricidade Relacional promove, palestra com Daniele Moro e Luci Ane Rosa para pais no dia 17 de novembro sobre o tema “Como seu filho aceita limites?”. O evento tem custo social de 1kg de alimento não perecível. Necessário confirmar presença antecipada nos contatos 41 3282-3033 / contato@vivenciarelacional.com.br.

PautaSJP.com

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: