De 03 a 13/11, SJP tem o Flijo

Blog Single
A Praça 8 de Janeiro, no final do calçadão da rua XV de Novembro, em São José dos Pinhais, teve uma quinta-feira diferente. Os escritores Cléo Busatto e Alexandre de Castro Gomes entretiveram, encantaram e divertiram crianças e adultos no primeiro dia do Festival Literário de São José dos Pinhais e Região Metropolitana (Flijo), evento promovido pela Prefeitura Municipal.

A contação de histórias feita pela paranaense Cléo Busatto pela manhã e pela tarde encantou dezenas de crianças, que se emocionaram e aplaudiram entusiasmadas. A escritora e contadora de histórias acredita que a leitura transforma as pessoas, e que é necessário tornar o Brasil um país mais leitor. Para Cléo, é fundamental este tipo de contato com o público leitor, através de feiras e festivais. “Esse é o instante em que o objeto livro se transforma em obra e ganha vida. Essa possibilidade de interação transforma a obra”, afirma Cléo.

De acordo com a escritora, a ideia é que o Festival Literário de São José dos Pinhais e Região Metropolitana seja o primeiro de muitos e que todos estejam ansiosos esperando a próxima edição. “Queremos que a pessoas venham ao festival, encontrem boas obras, que abram os livros e se deliciem, se identifiquem”, completa a autora. “Qualquer evento que aproxime o escritor do público é muito importante, pois interagindo, a obra fica viva e a imaginação não tem limites, sobretudo com crianças”, finaliza Cléo.

O escritor e blogueiro cariosa Alexandre Castro Gomes, que entusiasmou as dezenas de crianças presentes, acredita que o contato direto com o público é o melhor retorno que um escritor pode ter. Para ele, o público infantil se sente muito confortável em participar, interagir, brincar e bolar novas histórias. O escritor lembra que não existe uma idade definida para formar novos leitores. “Até mesmo bebês se familiarizam com o livro brincando com publicações de panos e com desenhos. Só precisamos estar atentos em apresentar livros de acordo com a idade”, afirma.

Alex Gomes observa que para crianças em início de alfabetização, as frases simples são ótimas, e é possível ver o prazer que eles têm em entender as palavras. “Na minha casa, nós sempre lemos para os nossos filhos. Sentados no chão, com as crianças ao redor, eles dentro da brincadeira e interagindo. Hoje, maiores, eles se tornaram grandes leitores, até me ajudam a escrever e escrevem as próprias histórias”, completa o escritor.

PautaSJP.com e informações da Prefeitura de São José dos Pinhais

Confira a programação deste fim de semana
Dia 04/11/2011 - Sexta-feira
9:00h - Abertura
9:30h - Contação de Histórias - Biblioteca Pública do Paraná
9:30h - Histórias da Cléo - Cléo Busatto
14:00h - Momento com autor - Nina Rocha
14:30h - Histórias da Cléo - Cléo Busatto
16:00h - Palestra - “Lei de Incentivo à Cultura e Alterações na Lei Rouanet” - Clara
Zitkoski – Representação Regional Sul do Ministério da Cultura
19:00h - Palestra - “A Verdade das Mentiras” – Alcione Araújo
20:00h - Lançamento e Sessão de Autógrafos do Livro “Ventania” - Alcione Araújo
21:00h - Encerramento

05/11/2011 – Sábado
19h - 7º Encontro de Corais (Câmara Municipal de São José dos Pinhais
9:00h - Abertura
11:00h - Roda de Capoeira – Elic – Secretaria Municipal de Cultura
14:00h - Momento com escritor – Dalton Luiz Gandin
15:00h - Banda Tic-Tac Joe
16:00h – Desfile dos Bonecos Gigantes de São José dos Pinhais
17:00h - Bate Papo sobre Música e Literatura com Martinho da Vila e Alcione Araújo
19:00h - Sessão de autógrafos com Martinho da Vila
19:30h – Desfile dos Bonecos Gigantes de São José dos Pinhais
20:00h - Encerramento

06/11/2011- Domingo
09:00h as 17:00h – Multiplicidade Cultural da Região Metropolitana de Curitiba

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: