Seixas Peixoto abre exposição no Aeroporto Afonso Pena na próxima quinta (08)

Blog Single
O Comitê de Geminações de São José dos Pinhais, Leopoldo Sherner, lança, na próxima quinta (08), às 19h30, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, o novo trabalho do artista plástico português Seixas Peixoto. Trata-se da mostra “Ouro Sobre Azul”, em exposição até dia 22 no Espaço Cultural João Roberto de Paula, no segundo andar do aeroporto. É a terceira vez que o Seixas Peixoto expõe na cidade a sua visão sobre a integração entre a cultura portuguesa e a brasileira.

São 25 peças, baseadas nas comemorações do Ano de Portugal no Brasil (2012) e dos seus 25 anos de carreira artística. A primeira visita do artista plástico a São José dos Pinhais aconteceu em 2000, quando o município foi presenteado pela cidade-irmã portuguesa, Montemor-O-Velho, com a escultura de Seixas “Terra Brasilis”, por ocasião das comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil.

Em 2006, ele retornou e trouxe a exposição “Pedro e Inês”, que retrata a mais trágica história de amor em Portugal. A exposição “Ouro Sobre Azul”, ensaio sobre a Filigrana Portuguesa (técnica de ourivesaria) esteve durante dois meses no Museu do Ouro, na França. Após São José dos Pinhais, a exposição segue para outras cidades brasileiras, como São Paulo e Florianópolis.

“É uma proposta de integração entre diferentes símbolos que mostram as duas culturas. Em um dos painéis há um brinco da rainha, homenagem para Amália Rodrigues, maior representante do fado português, também referências religiosas, a linha do horizonte, o mapa do Brasil e sua porta de entrada que é o Paraná. O trabalho tem uma cor predominante que é o azul ultramarinho, um tom difícil de reproduzir no papel mas que é muito bonito na pintura”, diz Seixas Peixoto, referindo-se a uma parte do projeto de cerca de 50 metros quadrados que ficará exposto no piso 2 do aeroporto.

A vinda do artista foi intermediada pelo Comitê de Geminações que no próximo ano completa 15 anos de fundação. “O comitê é uma entidade que promove as relações internacionais com outros países, com o objetivo de divulgar e desenvolver a cultura, a amizade e a fraternidade entre os povos, intermediando os processos de parcerias culturais, sociais, educacionais e econômicas”, destaca a presidente do Comitê, Elza Moro Zetola Delage.


Prefeitura
Em maio, quando a sede da Prefeitura de São José dos Pinhais foi derrubada surgiram boatos que a escultura Terra Brasilis, obra de Seixas, instalada no antigo Salão de Atos, havia sido destruída. Em encontro recente com o prefeito Ivan Rodrigues, o artista soube que sua obra está armazenada para ser exposta em breve em um novo espaço cultural. “Fico satisfeito em saber que o trabalho está em pleno estado de conservação”, fala Peixoto, que durante sua estadia irá reinstalar a peça.

A exposição tem apoio da Associação Comercial de São José dos Pinhais (Aciap) e de outros nomes como a Infraero; Comporta Painéis Decorativos; Andrade e Contadores Associados; Auto Posto Consul, Dal Pont Advogados Associados; Emic Máquinas de Ensaios Mecânicos; Móveis Ronimar; e Metalus Mecânica industrial.

PautaSJP.com

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: