PautaSJP.com entrevista Leopoldo Meyer

Blog Single
O candidato e prefeito de São José dos Pinhais, Leopoldo Meyer, da Coligação Siga Em Frente São José, é o segundo entrevistado do PautaSJP.com na série de entrevistas do site sobre as eleições 2008. Na próxima semana a programação prevê a entrevista com o candidato Sandro Setim, da Coligação Por Uma São José Melhor.

Leopoldo Meyer está com 58 anos de idade, é casado com Rita Trevisan Meyer, secretária municipal de Promoção Social, com quem possui três filhas, Fabiana, Fabíola e Flávia, e três netos. É natural de Londrina e veio para São José dos Pinhais há mais de 50 anos. É engenheiro civil formado pela UFPR, com especialização em Gerenciamento de Cidades pela Universidade Estadual do Paraná. Nesta área exerceu cargos de gerência e controle para empresas do município e região.
Do seu currículo no setor público, além da gestão no Executivo de 2005 a 2008, consta um mandato de vereador de 1993 a 1996, e 12 anos como secretário municipal de Obras.
Ele faz parte da Coligação Siga Em Frente São José, formada pelos partidos PSDB, PP, PMDB, PRP, PSB, PR, PSDC, PPS, e PT do B.
Leopoldo Meyer recebeu o PautaSJP.com no comitê central da campanha e a entrevista foi filmada pela assessoria do candidato. Outro diferencial organizado pela assessoria, é que eles preferiram que Meyer respondesse na hora algumas das perguntas enviadas por e-mail. Um dos critérios da série de entrevistas é que o PautaSJP.com encaminha perguntas pela internet e outras são realizadas pessoalmente.
Entre as informações apontadas pelo candidato nos dez questionamentos do site, o destaque para a área Social, os projetos em andamento de infra-estrutura em parceria com o governo do Estado, e a expectativa de mais obras após obtenção de recursos do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento.

1/10 PautaSJP.com - Qual o objetivo da candidatura à reeleição a prefeito e o que gostaria de falar sobre o candidato a vice e partidos aliados?
Leopoldo Meyer - O mandato de quatro anos é curto, e se trabalha num primeiro momento com o orçamento da gestão anterior. E com o tempo se conversa com as comunidades e se toma conhecimento de todo o desenvolvimento de uma administração municipal, e há o estabelecimento junto a equipe dos projetos e ações a serem realizadas. Portanto, a busca da reeleição, é para dar continuidade a um mandato em que se valorizam as pessoas. Quanto ao Karam, ele foi nosso adversário na eleição passada, mas naquela época ele esteve na iminência de se coligar conosco. E ele representa o PMDB, partido do governador. O governo do Estado fez parcerias com São José dos Pinhais, e o governador já acenou que fará novas parcerias. Sobre os partidos, são nove legendas, e com a reeleição, os partidos estarão representados na futura administração da nossa cidade.

2/10 PautaSJP.com - Entre as áreas prioritárias como Educação, Saúde, Segurança, Ambiente, e Desenvolvimento Econômico, qual considera a de maior afinidade com o seu futuro governo, caso seja eleito, entre estas cinco áreas?
LM – Todas estas áreas estão dentro do Social, pois quando se investe na Educação, por exemplo, se busca a autonomia das pessoas, e da mesma forma na Saúde. E o atendimento à nossa comunidade deu um grande salto de qualidade. Nós proporcionamos que São José dos Pinhais continue se desenvolvendo. O crescimento econômico tem sido o maior dos últimos dez anos, com a vinda e ampliação de empresas para o nosso município. E vamos integrar ainda mais todos os serviços e programas das secretarias, otimizando o atendimento à nossa população.

3/10 PautaSJP.com – São José dos Pinhais possui milhares de pessoas que chegaram a cinco ou dez anos, como conquistar este eleitorado que conhece pouco da história política do município?
LM – Creio que as pessoas recém chegadas em São José já puderam observar que a Prefeitura valoriza os cidadãos. São José dos Pinhais tem programas em todas as áreas que poucos municípios brasileiros podem oferecer, especialmente no Social. E isto é muito bem observado pelas pessoas recém chegadas à cidade.

4/10 PautaSJP.com – São José dos Pinhais é o terceiro município em arrecadação de ICMS do Estado, e o segundo exportador, atrás de Paranaguá. Qual projeto de governo para manter e aumentar a arrecadação, e melhorar a infra-estrutura de transportes?
LM – São José é o município que teve o maior incremento de arrecadação de ICMS dos último anos, e isso se deve certamente pela localização privilegiada, e ainda por causa da infra-estrutura que a cidade oferece, e que vem melhorando a cada dia, e também pela organização da cidade e oferta de mão de obra qualificada, e são fatores que atraem novas empresas. Com relação ao transporte, obras importantes estão sendo realizadas no sistema viário, em parceria com o governo do Estado, como a duplicação da Avenida das Américas, trincheira na Avenida das Torres com a Avenida Rui Barbosa, outras duas trincheiras que a Prefeitura está contratando o serviço, para as ruas Joaquim Nabuco e Claudino dos Santos, e diversas obras e projetos, incluindo a área rural. Nós temos projetos que deverão ser realizados com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), e estamos na expectativa de assinarmos esses contratos.

5/10 PautaSJP.com – O senhor poderia resumir seu Plano de Governo em uma frase?
LM - O Plano de Governo está sendo elaborado, mas continuará tendo a visão social, pois o foco continuará sendo gerar a autonomia das pessoas, e nós realizamos um Planejamento Estratégico de onde extrairemos muitos projetos para o desenvolvimento dos próximos quatro anos.

6/10 PautaSJP.com – O que o recente crescimento de São José dos Pinhais trouxe de melhor e pior para a população?
LM – A industrialização de São José foi importante para a cidade, pois gerou renda e emprego. Também tivemos a vinda de pessoas sem qualificação, e que não tiveram acesso ao trabalho, sem a devida capacitação, e que certamente tiveram dificuldades.

7/10 PautaSJP.com – Uma pergunta técnica. O senhor sabe qual o IDH da cidade, o Índice de Desenvolvimento Humano de São José dos Pinhais? - (Informação PautaSJP.com. O índice, segundo o Ipardes, é 0,796. Como comparação, Curitiba é de 0,856).
LM – Neste tema São José dos Pinhais recebeu um prêmio em 2007, do jornal Gazeta Mercantil, como o município mais dinâmico do Paraná, pelos investimentos realizados na cidade, e por conta dos investimentos para a melhoria do IDH, da qualidade de vida da nossa população. Nunca antes se investiu tanto na Saúde e Educação de nossa cidade. Também em outras áreas como Esporte, Cultura e Promoção Social.

8/10 PautaSJP.com – Há alguns meses servidores públicos, guardas municipais, se intitularam representantes da corporação e pediram a exoneração do secretário Ariovaldo Gouveia. A Guarda Municipal é uma das ações que marcam a administração Leopoldo Meyer, como mostram as campanhas institucionais. Como ficou essa relação com estes guardas insatisfeitos, o secretário e o prefeito?
LM – Eles vieram fazer esta solicitação como um ato isolado. Um pequeno grupo de guardas em relação a um entendimento pessoal quanto ao nosso secretário. O secretário sempre foi muito eficiente no seu trabalho. Foi ele quem implantou a Guarda Municipal. É claro que eventualmente podem haver dificuldades de relacionamento e isso fez com que um pequeno grupo viesse solicitar a sua saída, mas não é a solicitação da maioria dos guardas.

09/10 PautaSJP.com – A eleição numa cidade em desenvolvimento, geralmente favorece a reeleição. O que o senhor pensa, na teoria, sobre um certo favoritismo?
LM – Eu não me vejo como favorito. O eleitor pode avaliar a administração e ao eleitor cabe nos avaliar. Ele certamente levará em conta que nós realizamos uma administração muito séria, competente, voltada para dar autonomia para as pessoas.

10/10 PautaSJP.com - O que o senhor gostaria de destacar ao final desta entrevista?
LM – Gostaria de dizer para o eleitor que colocamos a disposição dele a nossa experiência de doze anos como secretário municipal de Obras, quatro anos de experiência na Câmara Municipal, e estes quatro anos de prefeito, para continuarmos a trabalhar pelas pessoas e pela cidade de São José. Sempre foi um trabalho muito dedicado, e sempre estivemos próximos das pessoas. Nós conhecemos bem a cidade e as necessidades dos cidadãos, e temos trabalhado para atender estas necessidades, sempre com qualidade de vida.

[PautaSJP.com]

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: