As reportagens que marcaram SJP no ano 30-Dec-11

A derrubada da sede da Prefeitura, o aumento de 14 para 21 vereadores, a ótima classificação de alunos da Murici no ENEN. Confira outros assuntos, mande e-mail ou dê sua opinião no Facebook do PautaSJP.

Várias reportagens exclusivas do PautaSJP.com geraram informações importantes para os leitores em 2011

Em 2011, muitas reportagens do PautaSJP.com marcaram o ano e geraram discussões e reflexões. Mais uma vez o site direcionou o trabalho na busca por matérias e informações exclusivas, com produção própria da equipe de jornalismo, e com total ética e isenção. O objetivo é publicar aos leitores diferentes opiniões, de forma que os internautas possam ter embasamento sobre os fatos importantes que ocorrem na cidade e região.

Confira os assuntos que mais renderam debates no ano que está passando e dê a sua opinião com relação aos temas no e-mail pauta@pautasjp.com e no Facebook do PautaSJP.com http://www.facebook.com/profile.php?id=100002273365512


As matérias de maior repercussão em 2011
A reportagem mais comentada no ano foi a derrubada do casarão antigo da Prefeitura que ocorreu em maio. As informações levantadas pelo PautaSJP.com, com a entrevista exclusiva do prefeito Ivan Rodrigues e de membros do Conselho Municipal de Patrimônio, como a historiadora Maria Angélica Marochi, causaram grandes repercussões na sociedade.

Em janeiro, compradores de um condomínio de casas e sobrados, próximo da trincheira da BR 277 com a Rua Rui Barbosa, se depararam com a fiscalização da Prefeitura que apontou irregularidades no loteamento dos terrenos.

No mês de fevereiro, o site abordou o rápido aumento das compras coletivas na internet, que em poucos meses tiveram a adesão de milhares de são-joseenses.

Em março, a discussão da mudança de horários e itinerários dos ônibus da área rural chegou ao Ministério Público.

O relatório estatístico da Secretaria de Segurança do Estado, publicado em abril, indicou São José dos Pinhais como a segunda cidade mais violenta do Paraná.

Além da derrubada da Prefeitura, outra reportagem de destaque em maio foi o anúncio pelo governo do Estado de que a Avenida das Américas, reformada há poucos anos, passará por uma nova reforma para a Copa de 2014. Empresários da região, que sofreram com as obras anteriores, estão preocupados com o projeto.

No mês de junho, uma notícia de grande repercussão foi a venda da loja Minon para empresários de São José dos Pinhais.

Julho teve uma matéria preocupante na área ambiental. A Guarda Municipal encontrou na região rural do Agaraú tonéis com lixo tóxico.

O PautaSJP.com, em julho, foi o primeiro veículo de comunicação da cidade a publicar reportagem e perguntar para os vereadores a opinião deles sobre o aumento e aprovação de ampliação de 14 para 21 vereadores nas eleições de 2012. A enquete provocada pelo site, em agosto, deu 5 votos a favor e 200 contra o aumento.

Em setembro, muitos acessos na reportagem em que alunos da escola Estadual Colônia Murici alcançaram a segunda melhor média de São José dos Pinhais no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). Eles ficaram na frente de vários colégios particulares.

Agito político em outubro. A nova legenda partidária, o Partido Social Democrata (PSD) - novo partido do prefeito Ivan Rodrigues -, anunciou que começava sua atuação na cidade com cinco vereadores. O PSD tirou representantes da Câmara do PTB (01), PP (01) e do DEM (03).

Novembro foi um mês de luto pela morte do vereador Joel Almeida, em acidente de carro por causa de um mal súbito. Semanas depois, o empresário Gastão Wosgerau assumiu a suplência do PSDB.

Em dezembro, fiéis da Paróquia São José protestaram contra a construção de trincheira na Rua Arapongas para viabilizar fluxo que chega do bairro Afonso Pena.

PautaSJP.com