Prefeitura e governo do Estado fazem desassoreamento de rios em SJP

Blog Single
Para combater as enchentes no município, a Prefeitura de São José dos Pinhais auxilia o governo do Estado na limpeza e desassoreamento de três rios que passam pela cidade. As obras estão sendo realizadas no Rio Iguaçu, Canal Extravasor e Rio Pequeno, com medidas preventivas que reduzem os riscos de cheias e alagamentos no município.

O esforço é feito em conjunto com outros municípios da Região Metropolitana de Curitiba, que assim como São José dos Pinhais indicaram os principais pontos de risco que precisavam ser trabalhados. As ações são coordenadas pelo Instituto das Águas do Paraná (AguasParaná) e atingem diversos rios e canais de Curitiba, São José dos Pinhais, Pinhais e Almirante Tamandaré.

Na manhã desta sexta-feira (13) o prefeito Ivan Rodrigues acompanhou as obras ao lado do presidente do AguasParaná, Márcio Nunes. “Esse trabalho de prevenção é essencial para evitar as catástrofes que estamos vendo em outros estados. Assim não precisamos fazer obras de forma desesperada quando o problema acontecer”, disse Rodrigues.

Marcio Nunes salientou o apoio dos municípios da Região Metropolitana, que ajudaram na elaboração dos projetos, indicando os pontos mais críticos. “Este conjunto de obras é fundamental para não sofrermos com as chuvas, melhorando a qualidade de vida da população”, afirmou.

Lixo doméstico, móveis, brinquedos, roupas, pneus, resíduos de construção civil e muitos outros materiais são encontrados todos os dias nos rios. O solo retirado passa por um processo de separação dos resíduos sólidos, que são encaminhados para aterros sanitários. Além do desassoreamento, está sendo realizada a poda da vegetação que impede o fluxo das águas e retém lixo.

Os resíduos jogados de forma incorreta são levados pela chuva para os leitos dos rios, bloqueando a correnteza e aumentando os riscos de enchentes. “O poder público tem que cumprir o seu papel, mas a população precisa ter a consciência e auxiliar na manutenção dos rios, deixando-os isentos do lixo que causa problema para toda a comunidade”, acrescentou o prefeito Ivan Rodrigues.

Os secretários municipais de Obras, Nivaldo Carneiro e de Meio Ambiente, Edilaine Vieira, também acompanharam os trabalhos nesta sexta-feira (13).

Confira os trechos que estão sendo recuperados em São José dos Pinhais.
- Rio Iguaçu (14 km) / Na divisa entre Curitiba e São José dos Pinhais (da BR-277 até o Rio Miringuava);
- Canal Extravasor (9,7 km) / No Parque São José dos Pinhais (da Avenida das Torres até o Rio Miringuava);
- Rio Pequeno (3,2 km) / Em São José dos Pinhais (do Rio Maciel até a foz do Rio Pequeno).

Projetos municipais
A Prefeitura de São José dos Pinhais já possui outros projetos próprios com este mesmo objetivo de evitar cheias dos rios. As obras de revitalização do Rio Ressaca e do Rio Itaqui já estão ajudando a controlar as enchentes e beneficiarão toda a população são-joseense. Mesmo com as chuvas do final do ano passado, não houve qualquer registro de alagamento, diferente dos anos anteriores. O projeto do Rio Ressaca foi dividido em três etapas, sendo que a primeira já está com 70% concluídos.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São José dos Pinhais

Compartilhe esta notícia no Facebook: