TRE de SJP tem aumento de 300% por causa de recadastramento em CTBA

Blog Single
O recadastramento eleitoral em Curitiba, que termina na próxima sexta-feira (20), gerou aumento de 300% na procura pelos eleitores em transferir o título para São José dos Pinhais, segundo o Tribunal Regional Eleitoral são-joseense. Na última sexta (16), antes da abertura dos portões do TRE, às 12h, mais de 60 pessoas estavam na fila. A espera, dos eleitores que preferem transferir o título para São José dos Pinhais, em relação ao recadastramento para o registro digital, chega a demorar cerca de quatro horas. O prazo final da transferência de títulos termina em 09 de maio.

O morador no bairro Jardim Ipê, Marcelino Henrique da Silva, reside em São José dos Pinhais há três anos e resolveu transferir o voto. “Na última eleição votei em Curitiba. Os vizinhos e colegas de trabalho me falaram que eu devia votar aqui e eles estão certos pois temos que contribuir com as eleições no local onde a gente vive. Também é uma forma de cobrar dos governantes a melhoria da cidade”, disse Marcelino da Silva, que chegou ao TRE às 9h na sexta-feira. “Eu vim cedo porque tenho que trabalhar de tarde”, comentou o funcionário da Renault.

Em 2010, o município possuía 263.488 habitantes, segundo o IBGE, e nas eleições daquele ano foram às urnas 162.906 eleitores. Para a chefe da central de atendimento aos eleitores do TRE de SJP, Marli Teresinha Juk, a expectativa para esta semana é de mais fila. “Nós mobilizamos todos os funcionários para este atendimento. Esperávamos um aumento na procura, mas o número nos surpreendeu. Há poucas semanas, a transferência do título não demorava cinco minutos, agora houve períodos de até quatro horas de espera. Estimamos em 300% o crescimento”, comenta Marli Juk. Ainda de acordo com a chefe de setor, quem estiver dentro do prédio às 18h receberá uma senha. “Somente encerraremos os trabalhos quando todos forem atendidos”, projeta.

Na fila da sexta-feira o primeiro a chegar foi Diogo da Silva Lopes, interessado em ser eleitor. “Tenho 19 anos e por causa do meu novo trabalho devo tirar o título”, falou Diogo Lopes, que estava na fila a partir das 8h30.


Curitiba
O plantão no TRE de Curitiba, na Rua João Parolin, 55, bairro Prado Velho, registrou ontem (15), em pleno domingo, atendimento de quase 12 mil eleitores. Quem não se recadastrar terá o título eleitoral suspenso e não poderá votar, participar de concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial e obter empréstimo em banco público. Os servidores públicos com título cancelado também ficam impedidos de receber o salário. Os funcionários do TRE de Curitiba iniciam os trabalhos às 8h. Nas últimas eleições haviam 1.071.787 eleitores cadastrados, e ainda faltariam 20% para se recadastrarem.

PautaSJP.com

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: