SJP segue na corrida para hospedar uma seleção na Copa do Mundo

Blog Single
São José dos Pinhais segue no objetivo de abrigar uma seleção de futebol na Copa 2014. A proximidade para com os três jogos em Curitiba, no estádio da Baixada, proporciona à cidade uma posição de destaque entre os concorrentes. A lista com os municípios aprovados pelo Comitê Organizador da Copa do Mundo foi divulgada ano passado, que inclui o Hotel Paraná Golf, na BR 376, e para jogos treino o Estádio Municipal do Pinhão, no bairro Xingu, que passa por reforma.

Em 2003, a cidade recebeu a Seleção Brasileira para jogo das eliminatórias da Copa 2006. A partida foi contra o Uruguai, em Curitiba, no Estádio Pinheirão, com Parreira como técnico e Zagalo o coordenador. O time contava com estrelas como Ronaldo “Fenônemo”, Kaká e Rivaldo, em confronto que terminou 3 a 3.

Inaugurado em 1985, o Estádio do Pinhão tem capacidade para 6 mil pessoas. A estrutura passa por obras para melhoria das condições do espaço. O gramado está sendo trocado nos mesmo moldes da Arena da Baixada e do Couto Pereira e contará com irrigação automática, já usada em outros grandes estádios.

Segundo a Prefeitura de São José dos Pinhais, os locais aptos no Paraná foram pré-selecionados pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), com base nas visitas técnicas realizadas durante 2011. Além dos campos disponíveis, nas cidades foram analisadas a infraestrutura urbana e rede hoteleira.

“São José dos Pinhais possui uma localização estratégica. A Prefeitura tem trabalhado para melhorar ainda mais esse espaço e garantir a participação efetiva do município na Copa do Mundo de 2014”, avalia o secretário municipal de Esporte e Lazer, Cláudio Padilha.

De acordo com o Comitê Organizador Local (COL) do Mundial, além de São José dos Pinhais, a lista inclui Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Paranavaí, Ponta Grossa e Paranaguá.


Seleções
A preparação de uma seleção ocorre antes e durante o Mundial. Poderá vir para o município, por exemplo, o time da Itália, que deve jogar em São Paulo. Como o Brasil tem um clima muito diverso, nas 12 capitais que farão parte da Copa, São José dos Pinhais é referência para ser um ponto de aclimatação antes do Mundial, para um time que vá jogar em Porto Alegre ou São Paulo.

Conforme a distribuição dos jogos pela FIFA, Curitiba terá apenas um jogo de uma seleção colocada como cabeça de chave, que são praticamente o último e ex-campeões, além de times bem posicionados no ranking. A cidade também poderá abrigar uma seleção que jogue em Curitiba.

Um time europeu cotado para atuar na Capital durante a competição é a Alemanha, pela proximidade com várias cidades de colonização alemã que estão em Santa Catarina, como Blumenau. Os catarinenses poderiam vir pela BR 376 de carro, em viagens que giram em torno de poucas horas. Porto Alegre deve receber jogos do Uruguai ou Argentina, pela proximidade com esses países.

PautaSJP.com e informações da Prefeitura de SJP

Compartilhe esta notícia no Facebook: